Share

25 Horas Nadando será neste fim de semana

Foto: Cristiano Costa/Divulgação
Foto: Cristiano Costa/Divulgação
Competição de natação mais tradicional do DF ocorre neste fim de semana

O torneio 25 Horas Nadando, uma das competições de natação mais tradicionais do Distrito Federal, começa neste sábado (23), às 10h e segue até às 11h de domingo (24), na piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (Unb). Esta é a 21ª edição do evento realizado pelo Sesc e pela Unb. A expectativa é que mais de 1,2 mil nadadores participem. A atividade faz parte do projeto Move Brasil.

Participam da competição nadadores de clubes, associações, escolas e academias do DF. Vence a prova a equipe que, ao final das 25 horas de revezamento, somar a maior distância percorrida. Serão oito raias, abertas para participação de 150 nadadores em cada uma. No dia, haverá também uma raia social para crianças de instituições que desenvolvem trabalhos sociais, como organizações não governamentais e orfanatos, e para quem estiver assistindo e que queira competir na hora.

De acordo com o assistente da Coordenação de Esporte e Lazer do Sesc-DF, Álvaro Sérgio Barcelos, para competir, basta que os participantes saibam nadar. “Sem limite de idade, o único requisito é que as pessoas consigam percorrer no mínimo 100 metros nadando sem parar. Não exigimos que os participantes sejam atletas profissionais. Todas as equipes serão contempladas com troféus e medalhas. Os competidores que percorrerem maior distância, os mais velhos e mais novos receberão premiação também. Uma das novidades é o painel de LED que transmitirá a metragem e o tempo dos nadadores, além de uma área com oito tendas para as equipes, uma tenda olímpica”, explicou.

O coordenador do Laboratório de Pesquisa e Gestão do Esporte da UnB, Paulo Henrique Azevêdo, reforça a importância do revezamento. “O 25 Horas Nadando é fundamental para os atletas, pois por ser anual é uma forma de preparação. Considero como o maior evento aquático do DF. A parceria com o Sesc, desde 2005, nos garantiu sucesso a cada competição, nunca tivemos incidentes. Temos a raia social e para pessoas com necessidades especiais, o que reforça o nosso comprometimento para que se tenham competições democráticas e acessíveis”, destacou Azevêdo.

Na programação da disputa, serão realizadas atividades paralelas, com música ao vivo, partidas de polo aquático, gincanas e recreações para toda a família.Move Brasil

Campanha destinada a aumentar o número de brasileiros praticantes de atividades físicas e facilitar a oferta de esporte no Brasil. O projeto pretende mostrar para as pessoas o esporte e as atividades físicas como algo prazeroso e que pode melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento social. A campanha foi criada em 2012 pelas seguintes instituições: Serviço Social do Comércio (Sesc), Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Associação Cristã de Moços (ACM/YMCA), Atletas pela Cidadania, Autoridade Pública Olímpica (APO) e Associação Internacional de Esporte e Cultura (ISCA).

25 Horas Nadando

Dia e horário: 10h, do dia 23/8 até às 11h, do dia 24/8
Local: piscina do Centro Olímpico da Universidade de Brasília
Entrada: franca

 

Deixe um comentário