Share

Acessibilidade garantida no Mané Garrincha

Foto: Pedro Ventura/GDF
Foto: Pedro Ventura/GDF

A acessibilidade está garantida para a abertura da Copa das Confederações, sábado (15), no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, com iniciativa que facilitará a circulação de pessoas com deficiências auditiva, visual e de locomoção.

“Antes desse evento desportivo, fizemos diagnósticos na final do Candangão e no jogo entre Santos e Flamengo para avaliar os pontos que precisavam ser implementados e melhorados”, afirmou a consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para acessibilidade, Suzana Dalet.

Além de identificar as deficiências estruturais dentro do estádio, de acordo com Dalet, técnicos fizeram o trajeto que o expectador fará a pé e levantaram pontos que deveriam ser adaptados também na parte externa, ação que resultou em um relatório, enviado aos órgãos competentes.

Uma novidade, inédita em partidas de futebol no Brasil e que será implantada no jogo inaugural, é o serviço de transmissão e legenda em tempo real (closed caption), acessível por dispositivos móveis e PCs, pela internet, no site do Pnud (www.pnud.org.br).

As pessoas com deficiência também contarão com o auxílio de 1,5 mil integrantes do Programa Brasil Voluntário, do Ministério do Esporte e coordenado pelo Pnud, que receberam treinamento básico em acessibilidade para atuar durante a partida.

A cerimônia de abertura será traduzida em Libras pelos telões, e intérpretes estarão disponíveis em caso de necessidades específicas.

Além disso, bares e restaurantes no interior do estádio terão cardápios adaptados às necessidades de cegos e pessoas com deficiência visual.

O diagnóstico de acessibilidade foi realizado no âmbito do Programa Viver sem Limite, coordenado pela Casa Civil do GDF e pela Coordenadoria de Defesa do Direito da Pessoa com Deficiência (Corde-DF), e servirá como referência para a Copa do Mundo de 2014.

PROCEDIMENTOS

Logo que chegarem próximo à arena, os carros que foram identificados, na aquisição dos ingressos, como destinados a pessoas com deficiência, podem estacionar nas áreas de números 14 e 14A, localizadas diante dos portões L e J, no Eixo Monumental.

Quem não se identificou terá a opção de usar o estacionamento 12 do Parque da Cidade e se deslocará até os portões L e J, local onde carrinhos de golfe estarão à disposição para fazer o translado do estacionamento até o anel interno do estádio.

Técnicos preparados para recepcionar pessoas com deficiência estarão na Central de Atendimento, localizada na entrada da arena, e acionarão via rádio os serviços especiais, como o acompanhamento até o assento preferencial, identificados no ato da compra dos ingressos.

Deixe um comentário