EsportesFutsalPrincipais

Após vice na Taça Brasil, Brasília Futsal mira título inédito no Campeonato Brasiliense

Equipe quer triunfar no torneio local para confirmar vaga na divisão de elite da Taça Brasil de 2019

Augusto Fernandes
Especial para o Viver Sports

Depois de uma década, o Distrito Federal voltará a ter um representante na divisão de elite da Taça Brasil de Futsal. Com o vice-campeonato do Brasília Futsal na 1ª divisão do torneio deste ano, o futsal candango está garantido na série mais importante do certame nacional de 2019. A vaga será preenchida pelo vencedor do próximo Campeonato Brasiliense da modalidade, torneio que tem início em agosto.

Um dos postulantes para defender o DF, claro, é o próprio Brasília Futsal, que em 12 anos de história, nunca conquistou a categoria adulto do principal torneio promovido pela Federação Brasiliense de Futebol de Salão (Febrasa). No entanto, o bom desempenho na 1ª divisão da Taça Brasil animou o elenco comandado por Manoel Santos.

“A campanha foi uma das melhores possíveis. Participamos de uma competição acirrada, mas tivemos sucesso. Desde 2009, Brasília não tinha um representante na divisão de elite da competição. Apesar de não termos conseguido o título, atingimos uma das nossas metas, que era colocar o Distrito Federal novamente no topo do futsal nacional. Trabalharemos forte para conquistar o Brasiliense, e usufruir do benefício da vaga na divisão de elite”, afirmou o presidente do Brasília Futsal, Tiago Fernandes.

Foi a primeira vez que a categoria adulto da equipe participou da competição. A cidade de Teresina (PI) sediou os jogos da edição deste ano. O torneio aconteceu entre os dias 10 e 15 de junho. Na primeira fase, o Brasília Futsal derrotou o Porto Esporte Clube (TO) por 3 a 2, e o Campo Largo Futsal (PI) por 2 a 1. Nas semifinais, despachou o Sorriso Futsal (MT) por 4 a 3, e na grande decisão, acabou perdendo para a Associação Esportiva Caruaru (PE) por 4 a 1.

Para Tiago, mesmo com a derrota na final, o Brasília Futsal saiu do torneio vitorioso. “Tivemos muita dificuldade para se adaptar ao clima e a culinária de Teresina. Muitos jogadores sofreram, e tiveram um desgaste enorme. Além disso, alguns se lesionaram logo no primeiro jogo. No entanto, conseguimos manter o trabalho. Nos preparamos quase desde o início do ano para a Taça Brasil. A equipe estava em ótima sintonia. Mesmo com as adversidades, provou isso dentro de quadra”, enalteceu.

Foco no Brasiliense

Disputar a divisão de elite da Taça Brasil virou uma motivação a mais para os atletas do Brasília Futsal conquistarem o título do Campeonato Brasiliense. O pivô Artur Terra acredita que a equipe chega como favorita na disputa deste ano. “Sempre entramos com o objetivo de chegar à final, e desta vez, não será diferente. Sobretudo pelo que conseguimos na Taça Brasil. Jogamos de igual para igual contra times de outros estados, e creio que estamos ainda mais fortalecidos para o Brasiliense”, destacou.

De acordo com o atleta, a experiência no Piauí aumentou a união do grupo. “A competição foi um aprendizado enorme. Nos despedimos com a cabeça erguida. Os jogadores que viajaram fizeram de tudo para ajudar o time. Levaremos essa experiência para todos os torneios que disputarmos daqui em diante”, acrescentou Artur.

Além dele, o ala João Pedro, artilheiro da equipe na competição com três gols, ficou orgulhoso do desempenho do Brasília Futsal. “O nosso objetivo era levar o Distrito Federal para a divisão de elite. Queríamos o título, mas o segundo lugar não foi negativo. A sensação é de dever cumprido e realização. Saímos da rotina de Brasília e conhecemos novas equipes, o que nos deixou mais experientes. Crescemos tanto pessoalmente quanto coletivamente”, pontuou.

Mesmo que o Brasília Futsal não se classifique para a divisão de elite da Taça Brasil do ano que vem, João Pedro enaltece a possibilidade de uma equipe do DF disputar a competição. “Fizemos um pouco de história. Quem luta dia a dia por esse esporte no Distrito Federal sabe o quanto essa conquista foi importante. Nós mostramos que Brasília também tem futsal de alto nível. A modalidade está evoluindo na capital. Qualquer equipe daqui tem condições de almejar coisas maiores”, frisou.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close