BrasíliaCidadesPrincipais

Arte e reflexão para as ruas de Brasília

Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana acontece de 26 a 30 de abril, com programação gratuita

A arquitetura de Brasília é um convite para bailarinos e apaixonados pela dança. A continuidade dos espaços dos pilotis, o jogo de luz e sombra das superquadras, a constante presença do horizonte e toda a concepção urbanística da cidade fazem de qualquer ponto um cenário a ser desafiado pelo movimento dos corpos.

Com toda essa inspiração, o “Marco Zero – Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbana” chega à quarta edição trazendo mais do que espetáculos a céu aberto: um debate instigante sobre o espaço urbano e sua ocupação pelo povo, os limiares entre o corpo individual e o social, a convivência das crianças em espaços públicos, a lei do silêncio, a arte como forma de interferir na política e muito mais.

O Congresso Nacional, a rodoviária do Plano Piloto, a Feira da Torre, a Feira dos Importados, a Praça dos Três Poderes e a Praça do Relógio são alguns dos locais por onde o festival passará. Todos os espetáculos são gratuitos. Muitos propõem a interação com os transeuntes, que acabam também se tornando parte do número.

Além das performances de dança, intervenções sonoras, oficinas e mostras de videodança fazem parte da programação. Entre os artistas selecionados estão Martin Inthamoussu (Uruguai), as drag queens Sara Lola e Nina Paola (RJ), Andrea Jabor (RJ), Poema Muhlenber (DF), Cláudia Holanda (RJ), Kléber Damaso (GO) e Ricky Seabra (CE).

A idealização do “Marco Zero” é de Marcelle Lago, que criou o festival em agosto de 2006, é formada em História pela Universidade de Brasília, e em Dança pela Escola Angel Vianna, no Rio de Janeiro. A curadoria é de Flavia Meireles, que foi colega de Marcelle na Angel  Vianna, e é a criadora da coreografia do filme “Pendular”, de Julia Murat, que conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Berlim, na Alemanha. O Festival tem patrocínio do FAC, o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, e apoio do Festival Dança em Foco.

SERVIÇO
Marco Zero – Festival Internacional de Dança em Paisagem Urbanística
Quando: 26 a 30 de abril de 2017. Mais informações:
facebook.com/marcozerobrasilia / www.festivalmarcozerobrasilia.com.br.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close