Esportes

Atividades para pessoas com deficiência

Os Centros olímpicos estão recebendo inscrições de pessoas com deficiências interessadas em participar de atividades esportivas. O trabalho faz parte do programa da Secretaria de Esporte, desenvolvido em parceria com o Centro de Treinamento de Educação Especial (Cetefe), que tem como objetivo de valorizar o esporte como resgate social da pessoa.

Para participar do programa, os interessados devem procurar o Centro Olímpico e fazer a pré-matrícula. A idade mínima é 4 anos. De acordo com o coordenador do Cetefe, Ulisses Araújo, nessa fase a pessoa passará por uma avaliação. “Nessa avaliação verificamos qual a modalidade que a pessoa pode fazer dentro de um núcleo base: que é atletismo, natação e estímulo funcional (exercícios)”, explica.

Esse atendimento está também dentro das ações do programa Centro de Referência de Alto Rendimento Paraolímpico do DF, criado em 2011 pelo governador Agnelo Queiroz, para incentivar o paradesporto de Brasília usando as instalações da Secretaria de Esporte e do Cetefe. O programa tem ainda o apoio do Comitê Parolímpico Brasileiro (CPB), que vai atuar na cooperação com capacitação profissional, desenvolvimento de programas e realização de eventos.

Antes desse programa, as pessoas com deficiências só tinham o Cetefe como local para iniciar atividade esportiva ou fazer treinamentos. “Com a atuação nos Centros Olímpicos, descentralizamos o atendimento e incluímos mais pessoas no programa”, destaca Ulisses, acrescentando que os Centros Olímpicos funcionam como Núcleos Esportivos Regionais.

Para o secretário de Esporte, Célio René, com esse trabalho os Centros Olímpicos estão cumprindo mais uma de suas finalidades que é atender a toda a comunidade, inclusive as pessoas com deficiências. “Já atendemos diversos públicos. Agora estamos fazendo inclusão social para a pessoa com deficiência na atividade esportiva e também incentivando a formação de paratletas”, conclui.

 

Mesmo distante, os corredores já estão na expectativa para a 3ª edição, em 2013. Com treinamentos para buscar a vitória.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close