Share

Atleta de natação do Compete Brasília e Bolsa Atleta se destaca no Troféu Brasil 2020

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Um dos últimos eventos do ano do calendário oficial, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Brasil 2020, contou com a participação de representantes do Distrito Federal. Entre eles, a jovem atleta Isabela David Bressan, de 15 anos, beneficiária do Bolsa Atleta, que viajou ao Rio de Janeiro, cidade onde aconteceu o torneio, por meio do Compete Brasília, da Secretaria de Esporte e Lazer. Em sua primeira participação, ela conquistou, respectivamente, os 4º e 5º lugares, nas provas de 200m e 100 costas, com os tempos de 2:24:33 e 1:05:56.

Com as marcas atuais, ela alcançou, nesta ordem, as 7ª e 6ª colocações no Ranking Absoluto Brasileiro de 2020, se estabelecendo entre as dez melhores nadadoras de costas do Brasil. Na categoria Juvenil I, a brasiliense se encontra em primeiro nas provas de 100m e 200m no mesmo estilo. No Troféu Brasil 2020, conseguiu alcançar seus melhores tempos, que terá a oportunidade de melhorar ainda mais neste ano na próxima edição do evento, que servirá também como seletiva olímpica, em abril, e no Campeonato Brasileiro, previsto para acontecer em maio.

No ano passado, após ficar meses estagnada devido à pandemia de Covid-19, Isabela conseguiu recuperar a performance a tempo de fazer bonito nas piscinas. “Ficar sem treinar é muito ruim pois precisamos ter o mínimo de contato com a água todos os dias. Ficar seis meses fora das piscinas foi prejuízo para muitos atletas que não tiveram a oportunidade de treinar durante a pandemia. Eu comecei a nadar no lago, mas depois ficou difícil por estar sempre muito cheio. Não deixei de fazer a parte física nenhum dia, o meu preparador físico me dava o treino em casa para eu não ficar 100% parada, o que me ajudou bastante”, explica.

A nadadora federada pelo Iate Clube de Brasília treina com o técnico Fábio Costa e já levou três vezes o título brasileiro de categoria na prova de 100m costas, medalhou nas provas de 200m costas e 200m medley no Sul-Americano Escolar em 2019, em Assunção, no Paraguai e atual recordista estadual na prova de 200m costas em piscina de 25m.