NataçãoPrincipais

Atleta do Futuro Campeão em Samambaia disputa torneio nacional

Vanessa de Oliveira, de 15 anos, viajou nesta terça-feira (24) para João Pessoa, onde vai competir no Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação

A atleta de natação do Centro Olímpico e Paraolímpico de Samambaia Vanessa Oliveira Rodrigues Rocha, de 15 anos, vai disputar o Troféu Carlos Campos Sobrinho, em João Pessoa (PB), na quarta-feira (25). Ela faz parte do programa Futuro Campeão, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, e conseguiu o índice de 31 segundos nos 50 metros livres — categoria juvenil 1. A etapa paraibana faz parte do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.

Vanessa treina em Samambaia com outros 28 atletas desde o fim de 2014. No ano passado, ela foi destaque no Centro Olímpico e Paraolímpico do Riacho Fundo, região onde mora. A convite do técnico Agnaldo Amorim, de Samambaia, começou o treinamento específico de alto rendimento. No local, são utilizados materiais esportivos de última geração, como nadadeiras profissionais e câmeras para a filmagem dos movimentos da atleta dentro da água. Também é feito um trabalho de fortalecimento muscular na academia.

Olimpíada
Vanessa, aluna do nono ano do ensino fundamental, dedica-se aos treinos cinco vezes por semana e tem o sonho de participar de uma edição dos Jogos Olímpicos. “É o que eu gosto de fazer, e meu foco é treinar cada dia mais para, quem sabe, chegar a uma Olimpíada.” Desde que entrou no programa Futuro Campeão, Vanessa tem melhorado diariamente os resultados. “O treinamento é puxado e deve ficar ainda mais, agora que alcancei o índice para o Brasileiro. Espero conseguir bom resultado em João Pessoa.”

O técnico Agnaldo Amorim classifica como uma vitória a obtenção do índice brasileiro, já que a expectativa para a natação no programa Futuro Campeão era atingir índices nacionais apenas em 2017. “Temos outra projeção, de qualificar atletas para disputar campeonatos sul-americanos. Nosso objetivo é até 2020, mas espero que a marca venha antes”, diz.

A equipe de natação do Futuro Campeão no Centro Olímpico e Paraolímpico de Samambaia é a segunda colocada no ranking distrital de escolas de natação, atrás apenas do time do Minas Tênis Clube. Os treinamentos em Samambaia ocorrem de terça a sexta-feira, quatro horas por dia, nos períodos matutino e vespertino.

Vanessa embarca para a competição nesta terça (24). A viagem será custeada pelo programa Compete Brasília, da secretaria, criado para incentivar a participação de atletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em campeonatos nacionais e internacionais. O apoio é por meio de concessão de passagens aéreas ou terrestres, após o aval de uma comissão que analisa cada pedido.

Futuro Campeão
Sete dos 11 centros olímpicos do DF têm alguma modalidade de alto rendimento por meio do programa Futuro Campeão, criado em 2012 com o objetivo de transformar alunos de 8 a 18 anos em atletas de alto nível. Cento e setenta e nove crianças e jovens estão inscritos. Desde 2012, passaram pelo programa 1.050 atletas.

Os participantes do Futuro Campeão recebem lanches e transporte gratuito para os centros olímpicos no período de treinos. Os auxílios são custeados por uma parceria entre instituições pedagógicas e a secretaria. As últimas seletivas ocorreram em agosto, e a previsão é que a próxima seja no início de 2016.

Para facilitar os trabalhos, as modalidades foram divididas por região. Na Estrutural, os atletas praticam ginástica acrobática. No Gama, o treinamento é de saltos ornamentais. No Recanto das Emas, há vôlei e, em Santa Maria, basquete. São Sebastião ficou com tênis, e Ceilândia, com ginástica rítmica e vôlei sentado (modalidade paraolímpica).

Fonte: Agência Brasília
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close