Share

Brasiliense brilha na Irlanda

RafaelRodriguesDestaque nas quadras do DF, Rafael Rodrigues, 20 anos, mostra seu talento em terras europeias

Com passagens por alguns times do Distrito Federal, Rafael Medeiros Rodrigues, 20 anos, vive o melhor momento de sua vida profissional. O jogador, que atuou nas equipes de futsal da Apcef (2003-2005), Ajax (2005-2010), Fut’Art (2009) e Peixe/Mazza (2009-2013), está brilhando no Eden Futsal, na Irlanda.

Há anos, Rafael trabalha para realizar o sonho de ser um jogador profissional de futsal. Sua caminhada começou na Apcef-DF, time que atuou por  quase três anos. De lá, foi para o Ajax onde, segundo ele, começou sua formação. “Com o incentivo do Alessandro “Seco”, decidi que gostaria de me tornar um jogador de futsal”, conta Rafa.

A determinação rendeu bons resultados. Em 2009, o fixo participou do Campeonato Brasiliense pela equipe Fut’Art, quando conquistou o vice-campeonato da categoria Sub-20. Em seguida, atuou no time do Colégio Nossa Senhora de Fátima, sagrando-se campeão pelo Campeonato da Federação Escolar (JEDF) e também faturou o mundial da Fisec, em 2010, em Tours, na França.

A profissionalização veio antes da maioridade, quando se transferiu para o Peixe/Mazza. “Comecei como profissional aos 16 anos, no Peixe/Mazza. Com a equipe, fui campeão da Taça Brasil Primeira Divisão (Sub-20); campeão da Taça Brasil Segunda Divisão (Adulto); campeão da Taça Brasil Primeira Divisão (Adulto); e campeão do Brasiliense, em 2009, 2011 e 2012)”, lembra Rafael.

Com os títulos, logo veio a oportunidade de se transferir para um time maior. “Luciano ‘Mistura’, hoje, auxiliar técnico do Green Team, foi quem me indicou. Este ano, já conquistamos a Emerald League e FAI Cup, no último, fui consagrado o melhor do torneio e ainda conquistamos a qualificação para disputar a preliminar da UEFA”, afirma Rafael.

A adaptação no país, segundo Rafael, está muito boa. Ele conta que não teve dificuldade. “Já tinha feito uma viagem rápida pela Europa, para disputar o Mundial da Fisec, também já havia estudado inglês, quando morava em Brasília, não foi difícil. A cultura da Irlanda é bem interessante. Onde moro (Dublin) há vários intercambistas das américas. Como a diversidade é muito grande, a gente acaba aprendendo um pouco de cada lugar”.

Caminho para o sucesso

Embora muitos saibam que alcançar o sucesso no futebol é uma caminhada cheia de barreiras, para Rafael Rodrigues, o apoio dos familiares e amigos facilitou muito a escolha pela carreira. “Meus amigos e familiares ajudaram bastante, principalmente meu avô Durval Rodrigues, que sempre me acompanhou e até hoje acompanha minha carreira e sempre me incentivou”.

Aos jovens que sonham chegar ao profissional, Rafael faz questão de frisar o quanto é importante a dedicação. “Não existe triunfo sem perda. Não há vitória sem sofrimento. Insista, dedique-se e tenha foco no que você almeja”. E completa: “Sempre me dediquei muito para alcançar a melhor forma física possível. Acho que isso é um trunfo a mais que diferencia alguns jogadores”, finaliza o jovem atleta.

Confira nos links algumas atuações de Rafal Medeiros Rodrigues:

– www.youtube.com/watch?v=HVhCMZdTupk

– www.youtube.com/watch?v=Q53gh8D3gks

Deixe um comentário