Variedades

Caio Bonfim será atração da Copa Brasil Caixa de Marcha

Qualificado para a Olimpíada, brasiliense busca o pentacampeonato

Sexto colocado no Campeonato Mundial de Atletismo de Pequim e medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, o brasiliense Caio Bonfim será a grande atração da prova dos 20 km da Copa Brasil Caixa de Marcha, que será disputada neste sábado (27.02) e domingo (28.02), na Praia do Pontal, no Rio de Janeiro. A competição contará com o mesmo circuito que serão utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

De olho na Olimpíada, Caio, de 24 anos e que conta com o apoio financeiro do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte nos seus treinamentos, busca a quinta vitória consecutiva na Copa Brasil. O objetivo nesta fase é apurar a técnica, antes de iniciar o circuito europeu de provas, quando enfrentará os principais marchadores do mundo, todos potenciais concorrentes nos Jogos Olímpicos.

Conhecer o circuito olímpico, aliás, é uma preocupação para o brasileiro. “Vai ser ótimo competir lá agora. A ideia é treinar no local da prova na fase de aclimatação a ser definida pela CBAt e pelo COB, acho que é um mês antes da Olimpíada”, disse Caio, que tem índice tanto para os 20 km (1:20:44) como para os 50 km (4:01:42).

Caio deve fazer a sua primeira prova na Europa justamente no dia de seu aniversário, dia 19 de março, quando está prevista a IAAF Race Walking Challange em Dudince, na Eslováquia. Em abril tem uma série de outras competições preparatórias para o Campeonato Mundial de Marcha por Equipes, em maio, em Roma.

A Copa Brasil Caixa tem sete provas no Programa-Horário nas categorias adulta, sub-20 e sub-18, no masculino e no feminino. A prova dos 50 km, marcada para o dia 28, será válida também pelo Campeonato Sul-Americano e servirá como evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. A largada e chegada ocorrerão na Praça Tim Maia.

Com exceção dos 50 km, as outras provas serão seletivas para o Sul-Americano de Salinas, no Equador, a ser realizado nos dias 2 e 3 de abril. A CBAt convocará os cinco primeiros colocados nas provas adultas, os quatro primeiros nas do sub-20 e os campeões nas do sub-18.

A Copa Brasil de Marcha faz parte do Programa Caixa de Competições, organizado pela CBAt, que tem a Caixa Econômica Federal como patrocinadora máster.

Confira o calendário de provas:

1ª etapa – sábado – circuito de 1 km

06:30 – 20 km masculino adulto

07:00 – 10 km feminino sub-20

09:00 – 20 km feminino adulto
09:30 – 10 km masculino sub-20
11:00 – 5 km feminino sub-18
11:45 – 10 km masculino sub-18
2ª etapa – domingo – circuito de 2 km
06:30 – 50 km masculino adulto

Fonte: CBAt
Ascom – Ministério do Esporte
Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close