AtletismoEsportes

Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou

A partir do dia 10 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo 2013 reunirá mais de 2 mil atletas de mais de 200 países Foto: blogspot.com
A partir do dia 10 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo 2013 reunirá mais de 2 mil atletas de mais de 200 países Foto: blogspot.com

Trinta e três anos depois de receber os melhores atletas do mundo nos Jogos Olímpicos de 1980, o Estádio Olímpico de Moscou, na Rússia, volta a acolher a elite do atletismo mundial. A partir do dia 10 de agosto, o Campeonato Mundial de Atletismo 2013 reunirá mais de 2 mil atletas de mais de 200 países. A delegação nacional conta com 32 atletas – 20 homens e 12 mulheres –, que encaram o principal evento esportivo da modalidade neste ano e que abre o ciclo olímpico para os Jogos do Rio 2016. Da equipe brasileira, 26 integrantes recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Na Rússia, os brasileiros contam com o suporte multidisciplinar para atender aos atletas. A delegação conta com médicos, fisioterapeutas e massagistas, além de psicólogo e nutricionista, que participam pela primeira da equipe em competição. “Nesse nível, os atletas precisam de acompanhamento, porque se houver um problema o atendimento tem que ser rápido”, explica o médico Cristiano Laurino. “A rapidez no atendimento pode significar a presença do atleta na competição”, acrescenta.

Nos últimos anos, o atletismo brasileiro conta com grandes investimentos do governo federal. Por meio de convênio entre o Ministério do Esporte e a CBAt, foram investidos R$ 10 milhões para estruturação de quatro Centros Nacionais de Treinamento que atenderão atletas nas cidades de Uberlândia, São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.

Ministério do Esporte aportou recursos para a construção de mais de 20 pistas de atletismo de nível internacional, atendendo todas as especificações da IAAF (sigla em inglês para Federação Internacional de Atletismo).

Também está em construção um Centro de Nacional de Treinamento de Atletismo, na cidade de Cascavel, no Paraná, em parceria entre os governos federal e estadual. No estado, o ministério financia ainda a construção de outras nove pistas nos municípios de Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Jaguariaiva, Laranjeiras do Sul, Litoral, Londrina, Medianeira e Palmas.

Investimentos na iniciação

O atletismo também está contemplado nos Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs). Com cerca de R$ 830 milhões reservados, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o governo federal está construindo mais de 250 CIEs, em todos os estados brasileiros. Os municípios podem escolher entre três módulos. Os modelos comportam até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica.

 

Atleta na Escola

Parceria dos ministérios do Esporte, da Educação e da Defesa com a CBAt, o programa Atleta na Escola tem o objetivo de ampliar a prática de esporte nas escolas. Em 2013, o projeto começou com o atletismo. Mais de 22 mil escolas estão participando do campeonato e já realizaram etapas municipais e regionais que classificam os alunos para a etapa nacional. Os melhores atletas escolares participarão dos Jogos Escolares da Juventude, de 12 a 14 anos, entre 5 e 14 de setembro, em Natal.

 

 

Confira a lista completa dos atletas brasileiros no Mundial de Moscou 2013:

 

Masculino

Bruno Lins – 200 m (Bolsa-Atleta)

Aldemir Gomes – 200 m (Bolsa-Atleta)

Anderson Henriques – 400 m – 4×400 m (Bolsa-Atleta)

Kleberson Davide – 800 m (Bolsa-Atleta)

Mahau Suguimati – 400m com barreiras (Bolsa-Atleta)

Hugo Balduíno de Sousa – 4×400 m

Pedro Luiz Burmann – 4×400 m (Bolsa-Atleta)

Wagner Francisco Cardoso – 4×400 m (Bolsa-Atleta)

Jonathan Henrique da Silva – 4×400 m (Bolsa-Atleta)

Thiago Braz – salto com vara (Bolsa-Atleta)

Augusto Dutra – salto com vara

João Gabriel Santos Souza – salto com vara

Mauro Vinícius da Silva, o Duda – salto em distância

Jefferson Sabino – salto triplo (Bolsa-Atleta)

Ronald Julião – lançamento do disco (Bolsa-Atleta)

Carlos Chinin – decatlo (Bolsa-Atleta)

Solonei Rocha da Silva – maratona (Bolsa-Atleta)

Paulo Roberto de Almeida Paula – maratona (Bolsa-Atleta)

Caio Bonfim – 20 km marcha

Mário José dos Santos Júnior – 50 km marcha (Bolsa-Atleta)

 

Feminino

Ana Cláudia Lemos – 100 m – 200 m – 4×100 m (Bolsa-Atleta)

Franciela Krasucki – 100 m – 200 m – 4×100 m (Bolsa-Atleta)

Joelma Sousa – 400 m (Bolsa-Atleta)

Rosangela Santos – 4×100 m (Bolsa-Atleta)

Evelyn Carolina dos Santos – 4×100 m

Vanda Gomes – 4×100 m

Keila Costa – salto triplo

Fabiana Murer – salto com vara (Bolsa-Atleta)

Karla Rosa da Silva – salto com vara (Bolsa-Atleta)

Geisa Arcanjo – arremesso do peso (Bolsa-Atleta)

Fernanda Borges – lançamento do disco (Bolsa-Atleta)

Jucilene Lima – lançamento do disco (Bolsa-Atleta) Fonte: Ministério do Esporte

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close