Share

Carreta da Mulher realiza mais de 110 mil exames

 

Foto: Hmenon Oliveira/Arquivo/GDF
Foto: Hmenon Oliveira/Arquivo/GDF

Atendimentos foram feitos desde a chegada das unidades móveis, em 2012

Balanço divulgado pela Secretaria de Saúde mostra que as quatro Carretas da Mulher disponíveis no DF já realizaram, desde a chegada da unidade móvel, em 2012, 110.661 exames. Desse total, 37.949 são mamografias, 39.473 ecografias e 33.239 preventivos.

“É uma satisfação chegarmos a esse número de exames. Parabenizo, em especial, os enfermeiros da Atenção Primária das Regionais de Saúde pelo empenho na realização dos preventivos”, afirmou a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo.

A carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material (para o preventivo do câncer de colo de útero), aparelhos de mamografia e ultrassonografia. São feitas ecografias de tireoide, mamária, gestacional, transvaginal, de abdômen total e pélvica.

Além de fazer diversos exames, as unidades móveis têm outro diferencial: um elevador para portadoras de deficiência física. O equipamento facilita o acesso de mulheres com dificuldade de locomoção que necessitam se submeter a um dos exames oferecidos pela carreta.

Deixe um comentário