Variedades

Centros Olímpicos e Paralímpicos oferecem curso de robótica

Aulas serão realizadas em agosto. Podem participar alunos de 6 a 15 anos

Até 24 de julho, estão abertas as inscrições para o curso gratuito de robótica educacional, que será realizado nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião.

Para participar, é preciso ter de 6 a 15 anos de idade e estar matriculado em alguma atividade esportiva em uma dessas unidades. Os interessados devem procurar as secretarias dos Centros de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Metodologia

Durante o período de inscrições, os alunos poderão participar de oficinas de experimentação, com aventuras temáticas que apresentam de forma lúdica conceitos da robótica. É utilizada a metodologia Lego Education, focada no aprender-fazendo.

Os módulos têm duração média de três meses. O início do curso está previsto para 3 de agosto. As aulas serão realizadas duas vezes por semana, com turmas às 8h, 10h, 14h e 16h.

Em 2014, mais de 800 alunos participaram do curso de robótica educacional nesses quatro Centros Olímpicos e Paralímpicos. As crianças e jovens puderam aprender noções básicas de robótica e desenvolveram habilidades motoras e cognitivas, além de terem aprimorado competências e atitudes. A iniciativa é uma realização da Fundação Assis Chateaubriand em conjunto com a Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Como funciona

As turmas são divididas em grupos, de acordo com a idade. Os alunos de 6 a 9 anos participam do Genius, no qual desenvolvem habilidades como raciocínio lógico, criatividade e autonomia. A proposta traz desafios como projetar, construir e programar um robô que joga futebol, um que reproduz os movimentos do golfe, outro que tira lixo da cidade, ou um telescópio automatizado, entre outros.

Já as turmas de 10 a 15 anos estão dentro do Líder, programa que tem foco no desenvolvimento da liderança e empreendedorismo. Nele, os jovens são motivados a encontrar soluções criativas, construindo e programando robôs para uma série de situações apresentadas em histórias em quadrinhos. As aventuras se passam em contexto variados: na cidade, na floresta, no oceano, em terras geladas e até no espaço sideral.

Curso gratuito de robótica educacional

Inscrições e oficinas de experimentação: até 24 de julho
Confirmação das turmas: 27 a 31 de julho
Início das aulas: 3 de agosto
Locais: Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia (Parque da Vaquejada), Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião.
Funcionamento das secretarias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: ASCOM
Foto: Thiago Miquéias

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close