EsportesVariedades

Centros Olímpicos e Paralímpicos recebem Encontro do Esporte Paralímpico 2015

De hoje até o próximo dia 3 de outubro, os Centros Olímpicos e Paralímpicos do Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião sediam a 2ª edição do Encontro do Esporte Paralímpico. O tema deste ano é o desafio.

Para aguçar os sentidos dos alunos e começar a mobilização para o tema, a programação começa com estações sensoriais. Até sexta-feira (25/9), as turmas terão os olhos vendados e serão estimulados a ativarem cada um dos sentidos: tato, olfato, paladar e audição. Eles terão que descobrir sons, experimentar alimentos, reconhecer cheiros e texturas. A ideia é despertar a percepção da importância das habilidades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual para identificar itens comuns no dia a dia.

Outra novidade deste ano é a integração de alunos de todas as modalidades esportivas, com e sem deficiência, na mesma equipe. Eles se unirão para disputar provas de atletismo, natação e bocha. A fase local da competição ocorrerá de 29 de setembro a 2 de outubro em cada um dos centros. Podem participar alunos matriculados nas quatro unidades esportivas

Participação de paratletas profissionais

Para a fase final, todos os alunos com deficiência, juntamente com os alunos das modalidades regulares que mais se destacarem na primeira etapa em cada Centro Olímpico e Paralímpico, se reunirão na unidade de Samambaia, na manhã de 3 de outubro. Nesse dia, a competição será intercentros e contará com a participação de paratletas profissionais de Brasília em cada equipe. Haverá entrega de medalhas e troféus para os vencedores.

Completando a programação, a Federação Brasiliense de Vela Adaptada levará às piscinas quatro barcos para uma oficina de demonstração desse esporte que vem se tornando uma referência no país. A federação conta com o projeto Vela para todos, que oferece aulas gratuitas no Lago Paranoá para pessoas com deficiência.

A realização do Encontro do Esporte Paralímpico 2015 é uma inciativa da Secretaria do Esporte e Lazer em parceria com a Fundação Assis Chateaubriand e Secretaria do Esporte e Lazer do Distrito Federal.

Encontro do Esporte Paralímpico 2015

Estações sensoriais: 22 a 25 de setembro nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Parque da Vaquejada, Riacho Fundo I, Samambaia e São Sebastião

Fase local: 29 de setembro a 2 de outubro nos 4 COP

Fase final: 3 de outubro, na unidade de Samambaia

Fonte: Secretaria de Estado do Esporte e Lazer

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close