Share

Cidades celebram Mês da Consciência Negra

Diversas atividades culturais marcarão data que celebra grande conquista dos movimentos sociais negros
Diversas atividades culturais marcarão data que celebra grande conquista dos movimentos sociais negros

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será comemorado entre os dias 16 e 30 de novembro com uma programação bem especial nas cidades de Planaltina, Ceilândia, Brasília, São Sebastião e Recanto das Emas, onde serão oferecidos diversos tipos de atividades culturais.

Celebrado no dia 20 de novembro em todo o país, as comemorações no DF terão oficinas com temáticas da cultura negra, mostra de cinema, exposições, praça de alimentação com comidas típicas, além de shows musicais com artistas nacionais e grupos locais, a partir das 17h.

Celebrado desde a segunda metade dos anos 1970, o dia 20 de novembro foi uma conquista dos movimentos sociais negros que lutavam pela valorização da cultura afro-brasileira no calendário oficial. A data é comemorada em aproximadamente 780 cidades brasileiras.

Em 2011, deixou de ser considerado Dia Nacional da Consciência Negra e, por meio da Lei nº 12.519, foi instituído pela presidenta Dilma Rousseff como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data representa um forte simbolismo para os afrodescendentes, por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo das Américas. Fonte: Agência Brasília

 

Deixe um comentário