NataçãoPrincipais

Competição nacional de natação chega ao fim em Brasília

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Torneio reuniu esportistas de todo o País na disputa por medalhas nas categorias júnior e sênior

 

Quatrocentos e um nadadores de várias partes do País passaram por Brasília nos últimos dias para participar do 32º Campeonato Brasileiro Júnior de Natação de Inverno e do 4º Campeonato Brasileiro Sênior de Natação de Inverno. A competição, que começou em 28 de abril, terminou neste sábado (2), levando centenas de torcedores às arquibancadas do Complexo Aquático Cláudio Coutinho, atrás do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Durante os dias do evento, que fez parte da programação do aniversário de Brasília, ocorreram 105 provas. Um dos atletas de Brasília que chegou entre os oito finalistas da categoria júnior masculino (para atletas nascidos em 1996, 1997 e 1998) nado borboleta é Yan Rodrigues Esteves, 16, da equipe AquaPro. Foi a primeira vez que o jovem participou da última etapa de um torneio nacional. “Estou muito feliz de estar aqui, um pouco nervoso, mas confiante”, afirmou o garoto minutos antes de entrar na piscina para tentar o Troféu Dr. Tancredo Neves.

O técnico da AquaPro, Mário Rodrigues de Araújo, acredita que sediar um evento deste porte é uma oportunidade única para a cidade. “Podemos mostrar nosso trabalho, provar que temos atletas de expressão e que a natação em Brasília ganha cada vez mais espaço.” Sobre o desempenho de Yan na final do evento — o adolescente não venceu a prova —, o técnico mostrou-se satisfeito. “Ele evolui muito a cada dia que passa. É uma alegria para nós termos chegado até aqui”, declarou.

Assim como os técnicos, o público vibrou a cada bateria de provas. A comerciante Maria Júlia Ferreira, 42, veio de Belo Horizonte só para assistir às provas. “Já nadei muito e acho a natação um esporte incrível, um show para os olhos”, animou-se. A estudante Gabriela Rocha, 19, treina desde os 12 anos e participa da competição há 7. Ela competiu na categoria sênior (para atletas nascidos até 1995) dos 200 metros nado borboleta pela equipe Corinthians, de São Paulo. “Treino bastante há muitos anos, então estou sempre me preparando para o próximo campeonato”, comentou a atleta.

Atletas de ponta
O campeonato é uma realização da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. A presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Distrito Federal, Magda Machado Gomes, considerou uma grande responsabilidade receber uma competição deste porte. “Temos atletas fantásticos nadando em nossas piscinas”, avaliou. “Todos esses dias foram de muito trabalho, mas o resultado final é incrivelmente satisfatório.”

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close