2016Editorial

Corredores de Brasília dão show nas ruas do centro da capital federal

A tradicional Corrida de Reis, que ocorre nas ruas da capital federal todos os anos, apenas comprovou que o brasiliense venera o esporte. Os corredores, familiares e simpatizantes tiveram uma linda participação no evento do dia 31 de janeiro (domingo).

Mais de oito mil pessoas se inscreveram para participar da prova, além de vários atletas que correram na chamada pipoca, ou seja, sem inscrição prévia para a prova.

Uma festa bonita de se ver e que também serve para mostrar para vários setores da cidade que investir no esporte da capital não é jogar dinheiro fora. Ao contrário, é cuidar da saúde e do bem-estar dos habitantes desse quadrado tão visado politicamente.

Sempre insisto em falar neste espaço sobre os resultados que o investimento adequado para o esporte pode trazer de benefício para os moradores de Brasília. É preciso entender que o esporte tira crianças das ruas, induz os adultos a cuidar melhor da saúde e também vira exemplo para novas gerações.

É tão difícil explicar o quanto são importantes os investimentos na área esportiva. Vez ou outra, deparamo-nos com comentários “bizarros” de que o Governo de Brasília está gastando X para o futebol ou Y para qualquer outra modalidade, sendo que deveria investir na saúde e na educação. Comentários maldosos de quem talvez nunca sentiu na pele os riscos de se morar em regiões que pouco têm a oferecer à sua comunidade, principalmente às crianças e jovens.

Pesquisas mostram que Brasília é uma das capitais que mais se pratica esportes, seja a céu aberto ou em academias. Para quem tem condições de pagar para se manter em forma e saudável, ótimo. Porém, grande parte da população necessita de investimentos em estruturas básicas, como pistas de atletismo, quadras poliesportivas, campos de futebol em boas condições, parques infantis, e por aí vai.

Sabemos que a situação financeira da capital requer cuidado, cortes, realinhamento de despesas e receitas. Temos a consciência que a crise não é de brincadeira, mas não dá para desistir de continuar lutando por melhorias para nossos atletas.

A Corrida de Reis, além do espetáculo esportivo, também mostrou que o brasiliense tem bom coração. Mais de 40 toneladas de alimentos não perecíveis foram arrecadadas com os participantes oficiais. Assim como nesse evento que está no calendário da cidade, várias associações, ligas, federações e afins promovem a prática do esporte e da solidariedade.

Essas ações não são pontuais, elas ocorrem em todo o Distrito Federal. Por isso, caros governantes e parlamentares, quando o assunto for investimento para o esporte, abandonem o ego e se unam para proporcionar aos habitantes da capital mais recursos e infraestrutura capazes de mobilizar e incentivar a prática esportiva. Esse é um caminho certo para cuidar da saúde, da inserção social e da ressocialização de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade.

“Lotar as ruas da cidade com famílias inteiras participando da Corrida de Reis e saber que foram arrecadados mais de 40 toneladas de alimentos para doação é muito gratificante”

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close