Share

Corrida de Reis tem 6 mil inscritos

Corredores fizeram treino orientado, no domingo (8). O simulado contribuiu para que os atletas conhecessem melhor o percurso que farão no dia da prova, 28 de janeiro
Número de participantes dobrou este ano e até 2014 a expectativa é alcançar 10 mil

A meta do Governo do Distrito Federal de tornar a Corrida de Reis a maior corrida de rua do Centro-Oeste começa a ser alcançada. Apenas duas semanas após o início das inscrições, a 42ª edição superou as expectativas e encerrou o total de vagas, registrando seis mil inscritos. O número é recorde no histórico da competição, que manteve, nos últimos anos, uma média de três mil competidores por edição. Esse fato demonstra a força e a importância desse tradicional evento para os esportistas e para os brasilienses no dia 28 de janeiro.

A Secretaria de Esporte está muito satisfeita com este primeiro resultado. “A ideia era crescer aos poucos para, em 2014, contar com 10 mil corredores. Com este engajamento da população, estamos pensando em antecipar isso para 2013 e, no ano que vem, disponibilizar 10 mil vagas”, comemora o secretário de Esporte, Célio René. Agora o GDF espera que toda a população do Distrito Federal prestigie os atletas que farão os percursos de 6 e 10 km.

A tradição da prova, que acontece há 42 anos, e a data do evento colaboraram para a obtenção do recorde. O novo dia da corrida, 28 de janeiro, agradou atletas de elite, que terão um tempo de recuperação maior entre a São Silvestre e a Corrida de Reis, e brasilienses, que poderão correr após o retorno das férias.

Mas o sucesso está ainda mais garantido devido ao belo percurso: com início no Ginásio Nilson Nelson, passando pelo Eixo Monumental até chegar ao Congresso Nacional e voltando ao ginásio. “É um trajeto que permite que o competidor conheça boa parte dos pontos turísticos da cidade. Poucas corridas têm um cenário tão bonito”, explica o coordenador técnico, Francisco Xavier.

Atividades paralelas

Com base no recorde de inscrições, e ciente do potencial turístico da cidade, a Secretaria de Esporte planeja atividades paralelas à corrida, que a tornarão um verdadeiro evento. Como o público é composto por turistas e atletas locais, uma parceria com a Secretaria de Turismo viabilizou descontos em hotéis, restaurantes e roteiros turísticos especiais para a semana da competição. “Trabalhamos não só para conseguir melhores condições de hospedagem, mas também para o turista com diversas opções de lazer, desde mostras de cinema a shows de grandes artistas”, fala o secretário adjunto de turismo, Geraldo Bentes.

A adesão dos competidores comprova que é possível fazer um evento esportivo de grandes proporções em Brasília. “Envolver a população, trazer pessoas do entorno para conhecer Brasília e torcer pelos atletas da cidade. Tudo isso é motivo para fazer da corrida uma celebração. Com a ajuda dos brasilienses certamente teremos uma bela competição no dia 28”, finaliza René.

Deixe um comentário