Bola cheia

Damião de Aquino

Nascido e criado em Planaltina, 25 anos, Damião de Aquino treina desde 1991 e já faixa preta 2º dã no Karatê. Hoje atua como árbitro e encabeçou o projeto Evolução, que ensina karatê a pessoas carentes, gratuitamente.

O projeto, nascido em 2009, funciona atualmente na Academia Associação Natureza de Karatê, um espaço improvisado. O sensei é o único mestre dos lutadores e, por falta de apoio, enfrenta problemas para manter o projeto. Mas Damião não abandona os alunos que desejam prosseguir nos treinamentos. Ele ministra as aulas conforme a disponibilidade dos alunos.

O projeto Evolução começou com 32 alunos e hoje tem apenas nove. “Muitos desistiram por falta de recursos para treinar e de apoio da família, conta Damião, que dá aulas para alunos a partir de cinco anos. Eles têm de pagar somente os exames de faixa e os quimonos. Com tanta dificuldade, o mestre conseguiu o apoio da Federação para adquirir carteirinhas e participar de campeonatos.

Com todos os esforços, Damião fala do medo que tem do projeto morrer por falta de incentivo. “Antes, treinávamos em um colégio de Planaltina, mas o espaço também era usado pelos alunos, que tinham prioridade. Então tivemos que sair. Muitos abandonam o projeto porque não têm dinheiro para pagar outras despesas que não são patrocinadas pela federação”.

O sensei sonha em transformar o projeto Evolução em um instituto para ajudar crianças carentes, o Instituto de estudo Shotokan. Nome baseado no estilo de luta aplicado nos treinos.

Ficamos na torcida para que o sensei consiga apoio para levar o projeto adiante. Do Evlução podem sair muitos jovens vitoriosos, que encontram na luta um sentido para seguir no caminho certo. Muitos jovens conseguiram ficar longe de situações de risco lutando karatê.

 

Como ajudar

Quem quiser ajudar o projeto Evolução pode entrar em contato com Damião, pelo telefone: 9197 4910; ou e-mail: damshyro@yahoo.com.br.

Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Um comentário

  1. Só quem conhece sabe a luta deste professor para conseguir a sobrevivência deste projeto… Para muitos isso é só uma projeto bobo, mas é através de projetos como esse que hoje temos no nosso país grandes atletas, que conquistaram grandes vitórias em campeonatos mundiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close