Saúde e performance

Nutricionista Paula Daher: reeducação alimentar

Nut paula daher
Paula Daher, nutricionista (CRN 1-7046)

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para traçarmos novos objetivos. Muitas vezes, pensamos em melhorar nossa saúde e qualidade de vida. Adquirir hábitos saudáveis é prioridade para atingirmos este objetivo. Hábitos de vida saudáveis envolvem, principalmente, uma alimentação adequada, a prática de exercícios físicos, uma mente sã e boas relações interpessoais.

Quando falamos em alimentação adequada, pensamos, primeiramente, em aumento do consumo de vegetais e redução de gorduras e açúcares da dieta. Mas juntamente a isso, podemos melhorar outros três aspectos que também são de extrema importância para uma reeducação alimentar. São eles:

Mastigação: uma mastigação eficiente é aquela em que o alimento percorre toda a cavidade oral, ou seja, o alimento “passeia” pela boca com ajuda da língua e saliva, triturado pelos dentes, até que chegue à uma consistência líquida para ser engolido. Para que este processo aconteça, é necessário que a mastigação seja lenta. Quanto mais devagar mastigamos, melhor aproveitamos os nutrientes e menos quantidade de comida ingerimos devido ao estímulo à saciedade, além de melhorarmos a digestão no estômago.

Fracionamento: evitar o jejum prolongado significa alimentar-se em horários regulares, que não ultrapassem quatro horas e é importante para que o metabolismo mantenha-se ativo. O jejum prolongado favorece o ganho de gordura corporal e dificulta a perda de peso. Portanto, comer de “3 em 3 horas” não é apenas um clichê de nutricionista, é uma forma de melhorar o funcionamento metabólico do organismo.

Disponibilidade de alimentos: tudo o que tivermos na despensa de nossa casa, certamente, será consumido por nós. Uma excelente alternativa para não consumir alimentos de baixa qualidade nutricional é não comprá-los. Uma dica interessante é sempre ir ao supermercado após alguma refeição, ou seja, nunca sentindo fome. É importante ressaltar que um acompanhamento nutricional faz toda a diferença na mudança de hábito alimentar de um indivíduo. A prescrição dietética deve ser personalizada, respeitando a individualidade bioquímica de cada um.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close