Saúde e performance

Dicas sobre suplementos da Nutricionista Paula Daher

Paula Daher Milhomem  Nutricionista Clínica Funcional – CRN1/ 7046
Paula Daher Milhomem
Nutricionista Clínica Funcional – CRN1/ 7046
O uso indiscriminado de suplementos esportivos.

Existem no mercado diversas opções de suplementos esportivos. Dentre esses temos os suplementos de proteína, de aminoácidos, de carboidratos, creatina, termogênicos, pró-hormonais, entre outros.

É muito comum encontrarmos praticantes de atividade física fazendo uso destes suplementos de maneira indiscriminada, ou seja, por conta própria, sem orientação profissional acerca do objetivo e das consequências do uso destes tipos de alimentos.

Um estudo publicado este ano, por autores da Universidade Federal da Paraíba, mostrou que, num universo de 105 indivíduos usuários de suplementos esportivos, 41,9% faziam uso de suplemento por indicação de amigos e apenas 20% foram orientados por nutricionista.

Esta prática pode levar a problemas graves de saúde, tais como sobrecarga renal e hepática, doenças cardiovasculares e disfunções sexuais.

O mesmo estudo citado acima mostrou que sintomas como acne, insônia, agressividade, enxaqueca e taquicardia tiveram presentes em 21,9%, 19%, 16,2%, 14,3% e 13,3% dos indivíduos que utilizavam suplementos esportivos, respectivamente.

O estudo ainda mostrou que aqueles indivíduos que faziam uso de termogênicos apresentaram alterações significativas na pressão arterial sistólica, em relação ao grupo controle.

Apesar de esta prevalência parecer relativamente baixa, é mais comum do que se imagina o aparecimento destes sintomas, e muitas vezes acreditamos não estarem relacionados ao uso de suplementos esportivos.

Para saber o que, quando e como usar QUALQUER tipo de suplemento esportivo procure um nutricionista devidamente capacitado para avaliar o caso individualmente.

Paula Daher Milhomem – Nutricionista Clínica Funcional – CRN1/ 7046

Fonte: Da Silva, W.K et al. Supplementation prevalence and adverse effects in physical exercise practitioners. Nutr Hosp 2014; 29(1)158-165 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Um comentário

  1. Ótima matéria Paula Daher. Está de parabéns.
    É sempre importante expor ao público interessado que não se deve apenas fazer uso de suplementos como forma de melhorias no desempenho físico durante a prática das atividades, como também, é fundamental uma ótima alimentação, é claro, com um cardápio sempre acompanhado e elaborado por um nutricionista capacitado. O Viver Sports está de portas abertas para você e seus colegas, profissionais da saúde. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close
Close