Share

Distrito Federal tem representante no Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB)

A Apcef/Adef é a representante do Distrito Federal no Novo Futsal Feminino Brasil (NFFB). A competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) debuta no calendário da modalidade com o objetivo de ser o principal torneio e incentivar os clubes que investem no esporte feminino a seguirem trabalhando.

Com o histórico de criar jogadoras na categoria de base, a Apcef/Adef chega no NFFB com os pés no chão. O objetivo da equipe, que tem mais de 90% das jogadoras criadas em casa, é ficar entre as oito primeiras para chegar na fase de mata-mata e brilhar. Como aconteceu na Copa do Brasil de 2020, quando o time terminou na segunda colocação.

O treinador Guina está no comando da equipe desde 2014. Ele aponta o tempo na formação do grupo e a união das jogadoras como estratégias para representar bem o Distrito Federal.

“Sempre trabalhamos dentro da nossa realidade financeira. Temos um equilíbrio muito bom e conseguimos passar para as jogadoras a verdadeira missão da Adef que vai além do alto rendimento e passa na criação de cidadãs. Temos colhido bons frutos como a segunda colocação na Copa do Brasil e espero não ser diferente no NFBB”, afirmou o treinador.

A capitã da equipe da Adef/Apcef é a Laiz. No time desde 2011, ela atuou pelo Sub-20 e hoje está no adulto. Além de jogar, a atleta estudou fisioterapia e se formou com auxílio da bolsa fornecida pela Adef. “Concílio o que eu gosto de fazer e hoje sou uma profissional com qualificação graças as oportunidades que a Adef me proporcionou”, comentou.

Sobre o NFBB, Laiz está otimista para terminar a competição em um boa classificação. Para ela, o foco das jogadoras e a qualidade das atletas vão ser importantes na temporada.

“É uma responsabilidade grande defender o Distrito Federal em uma competição deste tamanho. As diversas determinações de lockdown nos prejudicaram um pouco, mas todas as meninas fizeram o dever de casa com as atividades físicas. Recentemente alcançamos o segundo lugar na Copa Brasil e estou confiante para mais uma competição nacional”, concluiu.

A Adef/Apcef tem o apoio da Eletrobras Furnas; Rede de Ensino Elite; Centro de Fisioterapia Esportiva (CEFES); Compete Brasília (Secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal); e da Secretaria Especial do Esporte.

Os treinos da Apcef/Adef nesta semana serão na Arena Guaraense, QE 11 Área Especial B S/Nº – Guará I , antigo colégio Maxwell das 18h às 19h.