2013Editorial

O charme das categorias de base

katia-editorial2O futebol tem seus encantos e não são poucos. Mas o que mais me chama a atenção é quando chego em uma cidade e vejo os campos lotados com os meninos das categorias de base. Uma garotada muito gente boa e cheia de disposição. É impossível que passem despercebidos.

Sábado, acompanhei três confrontos das categorias de base da Liga Unida de Futebol Amador de Samambaia (Lufas). Um sol de rachar eles super animados na beira dos campos. Às vezes, penso que são mais que heróis, pois aguentam tantas adversidades e estão ali, felizes, compartilhando alegria e disposição. E o melhor: pagam-nos por acompanhar esses momentos. Não com dinheiro, mas com sorrisos, piadas, resenhas pra lá de animadas e bem maluquinhas. Aliás, essas estão entre as mais valorizadas moedas deste mundo.

Sabem que não teria lugar melhor para estarem. Assim como também têm noção da importância do comprometimento com seus times e com os colegas. Nem todas as regiões administrativas oferecem essas oportunidades aos seus jovens talentos. Porém, as que proporcionam, fazem porque têm pessoas que conseguem entender a importância do esporte para essa garotada.

O trabalho até pode ser isolado e ser realizado sem o devido apoio. No entanto, os que não esperam e fazem acontecer têm um papel fundamental nessas comunidades. É muito bom quando as ligas reconhecem essa importância e agem como agentes transformadores em suas cidades. Isso faz toda a diferença.

Os jogos que acompanhei foram realizados atrás do Estádio Regional de Samambaia, em campos de terra e com uma poeira assustadora. Mas nada tirou o brilho e o charme da rodada. Aliás, dificilmente algo negativo tira o brilho das competições em Samambaia. Quem acompanha as diversas modalidades esportivas na região sabe bem o que estou falando.

Parabéns, Galeguinho e a todos da Lufas, por entender que é preciso manter os craques da cidade em atividade. Mesmo com todas as dificuldades, o campeonato segue a mil e tirando as crianças da ociosidade e do risco de vulnerabilidade social. Isso, sim, tem importância!

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close