Share

Eles querem dominar a América do Sul

Equipe de futebol da faculdade Upis sonha com título inédito nos Jogos Universitários Sul-Americanos

Philipe Moreira
Especial para o Viver Sports

Falta pouco para começar a principal competição de estudantes universitários da América do Sul. Os Juegos Universitarios Sudamericanos Buenos Aires 2016 (JUSBA) acontecerão na Argentina entre os dias 22 e 27 de maio e promete ser um grande desafio para os atletas de futebol de campo da faculdade Upis.

A equipe representará o país, vaga que conseguiu por meio do título do campeonato brasileiro universitário realizado em Curitiba, onde a Upis acumula em sete vezes o título de campeão da competição, e tentará defender o título em outubro, em Palmas (TO).

Entre os jogadores que compõem o elenco do time, alguns deles se destacam e jogam o campeonato candango em grandes times da Brasília. É o caso do atacante Filipe Cirne que chegou até a final pelo Ceilândia Esporte Clube; assim como Zumba, que atua pelo Cruzeiro Futebol Clube; além dos jogadores Miranda, pelo Brasília Futebol Clube; e Acácio; também pelo Ceilândia.

O técnico Rol Faúla, da equipe de futebol da Upis, faz uma análise da sua equipe e se mostra confiante para a competição internacional. “Espero que a gente possa chegar às finais, o time está se preparando há mais de um ano. A importância dos jogadores destacados nas grandes equipes de Brasília é a experiência e também o ritmo de jogo, pois estão vindo de uma competição de alto nível e espero que isso faça a diferença que possamos conseguir chegar a final”.

O treinador destaca que todos os jogadores são bolsistas da Upis e que a instituição é a única que vai fechada para o Sul-Americano. “Outras equipes como Uruguai, Paraguai fizeram seleção com todas as universidades do país. Já a nossa será a única federação que terá uma equipe própria”.

A Upis fechou uma parceria com o time Paranoá Futebol Clube que atua pela Segunda Divisão do Campeonato Candango. Nesse acordo, todos os jogadores da Upis farão parte do elenco para a disputa do Campeonato de Brasília e o Paranoá entrará com toda a estrutura. Juntos seguirão em busca do título da Segundona.