BrasíliaFutsalPrincipais

Está aberto o processo eleitoral 2020 da Febrasa

Entidade publicou edital de convocação para Assembleia Geral Ordinária para o próximo dia 30 de outubro

Kátia Sleide

No dia 28 de agosto, por convocação da Diretoria Executiva da Febrasa, foi realizada Assembleia Geral Extraordinária, para tratar dos trâmites eleitorais da entidade e que também discutiu a prorrogação do mandato da atual diretoria até o dia 31 de dezembro do corrente ano.

Devido ao processo eleitoral passado, ocorrido em 28 de setembro de 2016, período definido por decisão judicial, a diretoria foi imediatamente empossada. Contudo, como o Estatuto Social da entidade (Art. 12) prevê a realização da eleição até 30 de novembro e, conforme parágrafo 2º do Art. 19, a posse se dará até 31 de dezembro, a critério do presidente da entidade, os filiados entenderam que seria melhor para a entidade que as eleições deste ano cumprissem as determinações do estatuto.

O edital de convocação foi publicado no dia 31 de agosto. No dia 11 de setembro, a Diretoria Executiva tornou público o Regulamento das Eleições.

Depois da tempestade, momentos mais pacíficos

Kátia Sleide

Há cinco anos, o cenário oficial salonista do DF era desolador. O jornal Viver Sports acompanhou de perto, com uma série de reportagens, que começou em 31 de agosto de 2015, as quais relatam os escândalos, improbidade administrativa, eleições fraudulentas, “motim” de árbitros e muitas interrogações quanto ao futuro da entidade.

Os fatos foram devidamente apurados e publicados no jornal Viver Sports (impresso e site). E, a partir da primeira publicação, uma sequência de manobras e articulações que envolveram até mesmo pessoas do cenário político do DF se fizeram presentes no dia a dia da entidade.

Relembre o caso:

Antes mesmo da publicação das matérias, três filiados já haviam tomado providências quanto às denúncias e, com todos os indicativos de irregularidades,  a AJJR, o Cresspom e o Fut’Art buscaram a Justiça comum, que, em 12 de julho de 2016, acatou o pedido das entidades e anulou a AGO, realizada em 30 de novembro de 2014, dando um prazo para um novo pleito. http://viversports.com.br/justica-anula-eleicao-da-febrasa-de-2014/

União

Depois de tantas idas e vindas e os escândalos permeando o noticiário esportivo e manchando o nome da entidade, os filiados (AJJR, Brasília Futsal, Cresspom, Minas Brasília, Viga’s e Sest Senat) se uniram com propósito de indicar uma chapa única. Apcef/Adef e a AABB. Ambas, na época, alegaram que preferiam ficar neutras.

As reuniões, realizadas na Associação Portuguesa de Brasília (APB), foram primordiais para a formação da chapa única. Durante o processo, alguns nomes foram sugeridos, mas houve os que disseram não se sentir preparados para o desafio. Outros afirmaram não acreditar na reestruturação da Febrasa e um até cogitou participar, mas somente com remuneração.

Até que se chegou à formação da chapa encabeçada por Fábio Mártins (presidente), Paulo César Bulhões Wassouf (primeiro vice-presidente); e Hélio dos Santos (segundo vice-presidente).

O processo ocorreu com tranquilidade e, por ser chapa única, em 28 de setembro, a chapa “União, Todos pelo Futsal” foi aclamada vencedora. http://viversports.com.br/sangue-novo-na-febrasa/

Atualmente, Paulo César Bulhões Wassouf é o presidente da entidade, tendo Hélio dos Santos como vice-presidente. O mandato dos mesmos vence em 31 de dezembro deste ano, período estendido e aprovado por unanimidade em AGE realizada em 28 de agosto último.

Eleições 2020

A eleição da Febrasa está marcada para o próximo dia 30 de outubro. No regulamento constam todas as informações referentes ao pleito. A posse será data até 31 de dezembro.

Quanto às manobras, articulações e todos os detalhes que envolvem a história da Febrasa nesses últimos cinco anos estarão em livro, de autoria desta repórter, que será publicado em um futuro próximo.

Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close