Principais

Expectativa de mudanças no CREF 7 DF

Chapa 3 se apresenta como alternativa para a conscientização da importância dos profissionais de educação física e sua valorização

CREF_Chapa3

No dia 18 de setembro, ocorrerá a eleição do Conselho Regional de Educação Física – 7ª Região do Distrito Federal, órgão responsável pela normatização, representação, disciplina, defesa e fiscalização do profissional de Educação Física, bem como das pessoas jurídicas prestadoras de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares, em prol da sociedade, atuando ainda como órgão consultivo.

Atualmente, entre as demandas dos profissionais junto à entidade, estão a busca pela aproximação do CREF e a categoria; e também maior participação dos trabalhadores na elaboração das ações e atividades que dizem respeito a sua atuação no mercado.
Visando atender essa e outras demandas, um grupo de profissionais resolveu registrar a Chapa 3 com o intuito de mudar e fazer a diferença. Os componentes entendem que o CREF precisa reforçar sua função de representar o profissional de Educação Física no Distrito Federal, oportunizando uma base sólida de apoio e uma instituição fortalecida, que garanta à categoria as condições adequadas para exercer suas funções, com segurança jurídica e institucional.
Rol Faúla é professor de musculação, além de treinador de futebol, e um dos profissionais que compõem a Chapa 3. Ele fala sobre as propostas de seu grupo para uma gestão transparente, eficiente e que possa contribuir para o entendimento da sociedade sobre a valorização e importância do profissional de educação física.

Experiência

Faúla, 35 anos, trabalha desde os 16 anos na área. Já foi coordenador de uma escola de futsal, a Toque de Bola, que funcionava no Guará. Atuou em escolas de futebol do CFZ, Fluminense e Legião Futebol Clube. “Passei ainda pelos clubes do Ceilândia, Gama entre outros, além de trabalhar em outros países, como Portugal e França. Amo a minha profissão e amo o futebol”, conta Rol. Ele é responsável pelo sucesso de vários atletas que jogam hoje em Brasília, em várias partes do Brasil e no exterior. “Não apenas contribuí para a formação de atletas, mas também de homens. Essa é a minha maior conquista e grande satisfação”, comenta.
Atualmente, Rol está à frente da escola e da categoria de base do Legião FC, com o professor Gleyton. Além disso, é treinador do time de futebol da Upis. “Fora dos campos, atuo como professor e personal trainer na academia Smart Fit”.

Propostas

O membro aceitou o desafio de participar da Chapa 3 porque quer lutar pela valorização, pela participação e pelo respeito dos profissionais de Educação Física. Ele credita que pode contribuir para propor mudanças.
Para Rol Faúla, são muitos os desafios de quem estará à frente do CREF – 7ª Região do DF. Segundo ele, a Chapa 3 traz entre suas propostas a importância de atrair os profissionais para as discussões sobre a categoria. “Tenho certeza que a participação de todos os profissionais de Educação Física seja o maior desafio para nossa chapa. Precisamos fazer com que eles voltem a ter gosto em discutir temas relacionados à própria profissão. É clara a necessidade de desenvolver processos e ações que valorizem e respeitem os profissionais. Promover também o desenvolvimento de um sistema que alcança a saúde o bem estar e a alegria das pessoas através da cultura da Educação Física também se faz necessário”.
A falta de diálogo entre CREF e profissionais de educação física, de acordo com o professor, é uma das reclamações mais efusivas. “O que o CREF pode fazer pelos profissionais de Educação Física e que não faz atualmente é ouvi-los. Somente assim vai compreender melhor suas necessidades, identificar seus problemas e ter melhores condições de buscar a soluções”, acredita.
Apaixonado por futebol e consciente de que o esporte é de extrema importância e o mais praticado no Brasil, Rol chama a atenção para a falta de um representante da modalidade no CREF. “Nunca tivemos um representante no Conselho. Sei da importância do profissional de educação física para o desenvolvimento do atleta do futebol, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento físico, psicológico e social dos praticantes”.

O Futuro

Como uma pessoa atuante na área, o componente da Chapa 3 acredita que a união dos profissionais passa por uma conscientização de todos da importância de se lutar pelo coletivo. Assim como também pretende atuar junto às academias para que elas compartilhem suas ideias com a categoria, com o intuito de que todas as ações e iniciativas resultem na cultura da saúde e do bem-estar das pessoas em geral.

Eleições CREF – 7ª Região DF

Quando: 18 de setembro de 2015
Horário: das 8h às 17h
Local: SGAN 604, conjunto C, Clube Vizinhança Norte – Brasília/DF
Quem pode votar: Professores de educação física com CREF ativo (anuidade paga).
Documentos necessários: Para votar, levar a carteirinha do CREF

CREF_Chapa3_2

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close