Cidades

Fábrica Social recebe visita da ex-jogadora Ricarda

Foto: André Borges/ComCopa
Foto: André Borges/ComCopa

A visita da ex-jogadora da Seleção Brasileira de vôlei, Ricarda Lima, ao programa Fábrica Social é tema do Momento da Copa de quinta-feira (22). Ricarda deu uma palestra motivacional, sexta-feira (16/8), para quase mil participantes do programa.

Na conversa, a ex-jogadora ressaltou a superação e a união como temas importantes para quem quer vencer e falou dos obstáculos que enfrentou para realizar o sonho de representar o Brasil em 2000, nas Olimpíadas de Sydnei, na Austrália. Naquele ano, mesmo com todas das dificuldades vividas pela jogadora, a seleção de vôlei conquistou a medalha de Bronze. “Vocês estão aqui hoje, vão passar um período grande juntos, vão aprender muita coisa juntas, daqui a pouco podemos nos unir. Vamos fazer um negócio? Compor? Porque trabalhar em equipe é muito mais fácil”, ressaltou Ricarda.

Idealizado pelo governador Agnelo Queiroz e executado pela Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa), o programa Fábrica Social está capacitando 1,2 mil pessoas para confeccionar artigos esportivos e a operar e fazer manutenção das máquinas. Todos os participantes são pessoas inscritas em programas sociais como bolsa família e DF Sem Miséria. Os materiais produzidos pelos beneficiários serão destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer e eventos esportivos, estimulando o esporte e a economia local.

“É muito bacana esse projeto. As pessoas acreditam, vão se capacitar, vão se preparar para realizar um sonho, para crescer como pessoa, como profissional. Eu fico muito feliz de participar desse projeto”, destacou a ex-jogadora.

Os cursos do projeto Fábrica Social têm duração de até dois anos e são realizados de segunda a sexta-feira, com carga horária de seis horas. Além de auxílio-transporte e auxílio-alimentação de R$ 304, os selecionados receberão uma bolsa mensal que poderá chegar a R$ 2 mil, incluindo bônus por aproveitamento individual e assiduidade.

Mudando vidas – Nascida em Tocantins e moradora da Estrutural, há 14 anos, Carmelita da Silva, 36 anos, está feliz por ter sido selecionada para o programa e faz planos para o futuro. “O curso pra mim vai ser muito bom, que eu tinha um sonho de costurar. Costuro na mão. Eu sempre tive vontade de costurar. Quando eu estiver aqui e ver mesmo que eu aprendi, a primeira coisa que vou fazer é comprar uma máquina”, contou.

Para Ricarda, o programa Fábrica Social vai mudar vidas. “Esse projeto é muito bacana e acredito muito nele. São pessoas batalhadoras, que acreditam e vão se preparar para realizar um sonho. Jamais permitam que alguém diga que vocês não são capazes. Hoje eu estou na coordenação dos Centros Olímpicos porque eu acredito no projeto e sinto o mesmo pela Fábrica Social. Vencer é superar limites e sem dúvida vocês são capazes”, acrescentou a ex-atleta.

Programa – O Momento da Copa é produzido pela Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa) e detalha todos os preparativos de Brasília para receber a abertura da Copa das Confederações da FIFA 2013 e os sete jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

A Secretaria de Cultura é parceira da iniciativa, veiculada pela rádio Cultura FM (100,9), todas às quintas-feiras, às 8h, com reprise às 18h. O programa também fica disponível no PORTAL BRASÍLIA NA COPA (www.copa2014.df.gov.br).

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close