FutebolPrincipais

Felfa discute melhorias

IMG_4805A Federação das Ligas de Futebol Amador do Distrito Federal (Felfa) se reuniu mais uma vez com membros da Secretaria de Esporte para discutir políticas para o esporte amador da cidade e propor melhorias no Programa Boleiros, de iniciativa do Governo do Distrito Federal.

Além dos presidentes de ligas amadoras do DF, estiveram presentes na reunião o secretário de Esporte, Julio Ribeiro, e o subsecrertário de Políticas Para o Esporte Social, Leandro Mota.

A intenção é que encontros assim ocorram pelo menos uma vez por mês, com o intuito de corrigir alguns problemas do Programa Boleiros, assim como buscar outras conquistas. “Acreditamos que dessas reuniões é que sairão boas ideias para avançarmos ainda mais. Em discussões passadas, chegamos ao Programa Boleiros, mas ele não pode se restringir apenas à arbitragem. Precisamos avançar com outras conquistas”, pontuou Leandro Mota, da Subsecretaria de Políticas Para o Esporte Social.

Alguns presidentes de ligas pediram a palavra para comentar sobre as dificuldades que enfrentam para conduzir os campeonatos, mesmo recebendo o apoio do programa que custeia a arbitragem das competições. Julio Nascimento, presidente da Liga Desportiva do Cruzeiro/Sudoeste (Lidesc), questionou o prazo que as ligas têm para corrigir as súmulas, caso elas não sejam aceitas pelas empresas que fazem o pagamento da arbitragem. “Gostaria de saber porque a Secretaria de Esporte só reconhece o erro na súmula com muitos dias de atraso, o que inviabiliza a argumentação para corrigi-la?”

O presidente da Liga Desportiva do Varjão, Francisco, destacou a falta de um documento que determine de quem é a responsabilidade com a manutenção dos campos sintéticos que estão sendo construídos em várias regiões administrativas. “Em algumas regiões, estão construindo campos com banheiros e vestiários, mas ninguém sabem quem irá fazer a manutenção desses locais”.

O secretário de Esporte, Julio Ribeiro, reiterou que das reuniões sairão boas ideias e que há a intenção de montar um kit boleiro, com alguns materiais básicos para as ligas.

“Estamos tentando viabilizar a premiação para o próximo semestre, assim como também estamos estudando uma forma de ajudar as ligas com outros intens básicos”, informou Julio Ribeiro.

Vários assuntos foram discutidos na reunião entre Felfa e membros da Secretaria de Esporte. Mas o auge ocorreu quando o presidente da Liga Desportiva de Planaltina, Carlos Conan, pediu mais atenção à federação.

“Quero pedir, secretário, que vocês deem uma atenção maior à Felfa. Queremos parceriais mais concretas. Trabalhamos sem remuneração e não podemos ser tratados com descaso. Precisamos continuar pensando em melhorar o Programa Boleiros. A arbitragem já é um bom começo, mas não podemos ficar apenas nela”. E completou: “Alguns acreditam que a Felfa vai acabar. Não vai acabar, nunca. Vamos deixar os enfrentamentos para buscar soluções para nossa entidade”, disse Carlinhos.

A reunião foi encerrada com a promessa do secretário Júlio Ribeiro de avaliar todas as reivindicações e trazer propostas para o próximo encontro.

Audiência Pública

No próximo dia 28 (sexta-feira), a partir das 19h, haverá audiência pública, na Câmara Legislativa do DF, convocada pelo presidente da Casa, o distrital Wasny de Roure (PT/DF). O debate será em torno das Políticas Públicas para o Futebol Amador, com o objetivo de tratar sobre a preservação dos espaços esportivos nas regiões administrativas e sede própria para as ligas de futebol amador.

 

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close