CidadesFutebol

Festival de Cinema de Futebol durante a Copa das Confederações

cinefoot_tour_2013_brasilia_600_O CINEfoot apresenta em 2013 uma edição extraordinária levando ao público das seis cidades-sede da Copa das Confederações uma variada programação de filmes de futebol. Histórias do futebol brasileiro e seus personagens desfilarão pelas telas descortinando um universo fantástico, com filmes de ficção, animação e documentário.

Em Brasília, o CINEfoot TOUR 2013 acontecerá de 11 a 13 de junho no Museu da República, com entrada franca, oferecendo à população brasilense a oportunidade de apreciar uma programação especial de filmes de futebol na semana da abertura da Copa das Confederações. Serão apresentados, nos três dias de evento, 12 filmes de curta e longa-metragem, a maioria inédita nas telas da cidade.

O CINEfoot é o primeiro e único festival de cinema do Brasil e da América Latina com abordagens conceitual e curatorial completamente exclusivas sobre a maior paixão nacional: o futebol. Sob o signo do pioneirismo, singularidade e originalidade, desde a sua criação em 2010, o Festival vem inserindo o legado cultural e social do evento no cotidiano dos debates em torno da realização da Copa do Mundo do Brasil.

O CINEfoot recebeu Chancela do Ministério do Esporte e GECOPA-Grupo Executivo da Copa do Mundo Fifa. A Chancela confere um selo de qualidade ao festival destacando-o como prioritário no conjunto de ações culturais previstas para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo 2014.

Edição Brasília

Na abertura do evento será apresentado o filme Os Rebeldes do Futebol, produção francesa de 2012, inédita no Brasil, que conta a trajetória de cinco ex-futebolistas, entre eles o brasileiro Sócrates que, desafiando as circunstâncias e as barreiras oferecidas pela conjuntura política de suas épocas, marcaram posição e, por meio do futebol, apresentaram e defenderam os seus pontos de vista.

Dia 12 de junho, o Festival vai entrar no clima do Dia dos Namorados, e lançar o seguinte desafio ao público: Declare seu amor ao futebol. As melhores declarações feitas concorrem a kits exclusivos do CINEfoot, com brindes do Festival e de parceiros (em breve, detalhes da promoção no site www.setimacinema.com.br).

A partir de parceria do festival com a TV Globo, no dia 13 de junho haverá sessão especial no Sesc Gama da Mostra Dente-de-Leite, voltada para o público infanto-juvenil de escolas agendadas e de projetos sociais realizados pela instituição. A TV Globo é parceira do Festival desde a primeira edição no Rio de Janeiro.

No mesmo dia (13 de junho), no Museu Nacional, haverá sessão especial dedicada a escolas da rede pública e de projetos de inclusão social por meio do esporte, em parceria com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Esporte do DF. OCINEfoot Tour Brasília conta também com o apoio institucional da Secretaria de Cultura do DF.

O Festival conta ainda com a parceria da Federação Brasiliense de Futebol de Mesa que montará estrutura com mesas oficiais, para um mini-campeonato e demonstração do esporte no Museu Nacional.

Acontece simultaneamente no Museu Nacional a exposição “O Jogo Só Acaba Quando Termina”, com videoarte, fotografia e arte sonora de artistas de vários países, com organização do Goethe Institut e curadoria do alemão Alfons Hug.

O CINEfoot promete mobilizar o público apaixonado por cinema e por futebol, celebrando as duas artes na mesma tela. O Festival coloca em campo um festival único que pratica o futebol arte em todos os sentidos.

Programação em Brasília (de 11 a 13 de junho – Entrada franca)

– Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, lote 2, Eixo Monumental)

Terça 11/6

20h Sessão de Abertura

GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos) – de Rene Goya Filho (RS, 2007)

OS REBELDES DO FUTEBOL (Football rebels / Les rebells du Foot) – de Gilles Perez e Gilles Rof (França, 2012)

Quarta 12/6

19h

O PAI DO GOL (The Father of the Goal) – de Luiz Ferraz (SP, 2012)

JOÃO (João) – de André Iki Siqueira, Beto Macedo (RJ, 2009)

21h

ATLÉTICO CLUBE SERIDÓ (Seridó Athletic Club) – de Fritz Delangelo (DF, 2013)

VAI PRO GOL (Shot on Goal) – de Felipe D’Andrea (SP, 2012)

SANTOS F.C. BICAMPEÃO MUNDIAL (Santos F.C. Two-Time World Champion – Canal 100) – de Carlos Niemeyer (RJ, 1963)

SANTOS F.C. TRICAMPEÃO PAULISTA (Santos F.C. Three-time Champion of São Paulo – Canal 100) – de Carlos Niemeyer , RJ, 1969)

Quinta 13/6

15h: Mostra Dente de Leite (Sessão para escolas e instituições agendadas)

GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos) – de Rene Goya Filho (RS, 2007)

ZIMBÚ (Zimbú) – de Marcos Strassburger Souza (SP, 2011)

ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland) – de André Queiroz (SP, 2009)

O PRIMEIRO JOÃO (The First João) – de André Castelão (RJ, 2006)

MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM (Mauro Shampoo – Football Player, Hairdresser and Macho) – de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)

SESC Gama – Sessão especial parceria TV Globo Brasília

Quinta 13/6 Mostra Dente de Leite (Sessão para escolas e instituições agendadas)

Sessões às 10h, 14h e 15h

GAÚCHOS CANARINHOS (Yellow Gauchos) – de Rene Goya Filho (RS, 2007)

ZIMBÚ (Zimbú) – de Marcos Strassburger Souza (SP, 2011)

ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL (Ernesto in Soccerland) – de André Queiroz (SP, 2009)

O PRIMEIRO JOÃO (The First João) – de André Castelão (RJ, 2006)

MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM (Mauro Shampoo – Football Player, Hairdresser and Macho) – de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close