AutomobilismoBrasíliaMais EsportesPrincipais

Finais do Tecnokart acontecem neste sábado

Fonte: Ronaldo Marcato / Assessoria Tecnokart

No próximo final de semana os motores voltam a roncar no Kartódromo Ferrari Kart onde será realizada a última etapa da 5ª temporada no NTSec Tecnokart, etapa essa que será a de número 50 do campeonato que mais cresceu no Distrito Federal nos últimos anos.

Atualmente somadas todas as categorias em disputa, Categoria principal, Copa Tecnokart para pilotos iniciantes e o Tecnokart Só para Elas, essa última exclusiva para o público feminino.

Foto: Luciano Bolonheis

Grandeza e qualidade também foram mostradas por André Martinho na etapa anterior do campeonato em que o piloto Brasiliense garantiu, antecipadamente, o título do torneio, superando todos os 60 competidores de sua categoria ao chegar a inatingíveis 77 pontos conquistados. Assim, na última corrida do ano Martinho irá apenas cumprir tabela e receber o merecido troféu de campeão, afinal foram nada menos que 8 pódios em 9 etapas disputadas.

Ainda assim, a emoção está garantida na última etapa do ano, pois restam muitas disputas por posições no grupo principal e nas demais divisões do campeonato. Na Série A, em que André Martinho já arrematou o título, sete pilotos ainda lutam pelas últimas duas vagas do pódio final da categoria, sendo os principais concorrentes, Henrique Ferreira com 67 pontos, Régis Ribeiro com 57 pontos e Liander Michelon com 51.

Na Série B a liderança é do piloto Gustavo Thomé com 66 pontos, seguido de perto por José Dalla e Fernando Matos, ambos com 64 pontos. Na Série C o líder é Dirceu Galão que totaliza até aqui 69 pontos, tendo como principais perseguidores Renan Araújo com 64 pontos e Ricardo Freitas com 62.

Já na Copa Tecnokart é impossível fazer qualquer previsão em relação a quem será o campeão da temporada 2019, visto que após 4 etapas seis pilotos estão separados por apenas 7 pontos. A lista de postulantes ao título inclui Raul Oliveira e Thomas Newlands, ambos com 58 pontos, Carlos Lopes e Felipe Saldanha empatados com 57 pontos, Hugo Leonardo com 53 pontos e  Rafael Alves com 51, o que mostra a evolução desses pilotos que até então possuíam pouca ou nenhuma experiência no mundo do kart.

Foto: Luciano Bolonheis

Por fim, pela primeira vez correndo no mesmo dia das demais categorias do Tecnokart as mulheres irão fechar as finais do torneio. A bateria do Tecnokart Só Para Elas é sempre uma das mais esperadas pelo público, visto a evolução das pilotos que tem movimentado o Ferrari Kart com treinos semanais e evoluindo a ponto de algumas delas já estarem inscritas para correr a categoria principal em 2020.

Como não podia ser diferente, a luta pelo título entre as mulheres também está acirradíssima, mas as favoritas são Anna Carolina (67 pontos), Raquel Nogueira (62 pontos), Álice Alinne (56 pontos) e Kelly Cardoso com 54 pontos. A campeão da primeira edição foi Raquel Nogueira e o vice ficou com Anna Carolina após disputarem a Match Race já que ambas terminaram empatadas em todos os critérios de desempate.

Yuri Mendes, proprietário do Ferrari Kart e apoiador do campeonato desde sua chegada ao Distrito Federal acompanha de perto o crescimento do kartismo feminino em Brasília e atribuí a iniciativa da organização do Tecnokart em promover o Tecnokart Só Para Elas como um dos principais motivos do crescimento do interesse das mulheres pelo esporte: “ Desde que o Tecnokart Só Para Elas teve início, com baterias exclusivas no Ferrari Kart, o público feminino aumentou significativamente. Hoje não há um único dia em que o Kartódromo não atende uma cliente e isso é motivo de orgulho, pois até então o kartismo sempre foi visto como uma modalidade esportiva predominantemente masculina, tabu esse que vem sendo quebrado.“

Ainda segundo Yuri, é muito gratificante ver a integração entre as meninas antes e depois das corridas. Ele lembra que esporte não é só competição e que proporciona novas amizades, diversão, além de saúde e bem-estar.

Para estimular a prática do kartismo pelas mulheres o Ferrari Kart pratica preços diferenciados para o público feminino, tanto para baterias de treinos como para cursos de pilotagem e que isso tem motivado as mulheres a evoluírem rapidamente. Segundo Yuri “a cada mudança de traçado anunciada pelo Kartódromo as meninas ficam ansiosas para logo ir para a pista treinar e já podemos dizer que muitas já estão aptas a competir em campeonatos com grau de dificuldade maior.“

Foto: Luciano Bolonheis

O Tecnokart cresceu muito em 2019 atingindo a marca de 118 pilotos inscritos para seus campeonatos. Gustavo Dutra, presidente do Tecnokart acredita que o torneio de iniciantes e o exclusivo para as mulheres têm contribuído para o crescimento do esporte amador no Distrito Federal: “ A criação dos novos torneios em 2019, o para iniciantes e das mulheres, superou nossas expectativas. A demanda por vagas nessas competições foi muito alta e os novos adeptos estão frequentando o kartódromo para treinos e evoluindo cada vez mais. Muitos dos pilotos que iniciaram esse ano nas competições irão participar do principal torneio do Tecnokart em 2020, o que para nós é muito gratificante.

A 5ª etapa e última etapa da fase final do NTSec TECNOKART acontece no próximo sábado (02), no Kartódromo Ferrari Kart, com a largada da primeira bateria prevista para às 14:15.A entrada franca. Maiores informações pelo telefone (61)98869.6685.

Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close