Saúde e performance

Fisioterapia aliada à prática esportiva

A atividade física é uma das melhores alternativas para quem busca aliviar o estresse do dia a dia, além de manter uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida. Mas para garantir esses benefícios, não basta praticar algum esporte. É preciso estar atento aos cuidados que antecedem o hábito esportivo, para que tudo seja feito de maneira benéfica.

A fisioterapeuta Luciana Moura explica a importância da fisioterapia para atletas, aliada à prática de exercícios físicos no cotidiano. “O trabalho realizado em atletas tem como objetivo preparar o sistema músculo-articular para situações de estresse, de acordo com a atividade exercida. O tratamento fisioterapêutico se adequa tanto para os indivíduos que estão iniciando algum esporte quanto para os que já praticam alguma atividade física”, afirma.

O tratamento pode ser necessário em qualquer fase da vida. Porém, no caso dos atletas, a importância vai mais à frente, servindo também como um método de prevenção, o que ajuda na melhoria da qualidade de vida.

 

Exemplo

Marcos Ottoni pratica esportes há sete anos e, no mês passado, participou da Maratona de Berlim, cuja preparação começou há algum tempo. “Em 2010, quando me preparava para a Maratona da Grécia, tive uma patologia chamada canelite (inflamação na tíbia, um dos ossos dos membros inferiores). A fisioterapia foi fundamental para a cura e, no dia da prova, corri os 42 km sem sentir nada na perna”, explica.

O tratamento preventivo prepara a musculatura e as articulações para a prática do esporte, evitando e diminuindo os riscos de lesões. Já o tratamento pós-lesão engloba uma série de técnicas para reabilitar o individuo em um tempo mais curto que o normal. Dessa forma, todo e qualquer indivíduo pode procurar orientações de um profissional de fisioterapia antes da prática esportiva.

Existem certos cuidados a serem tomados antes que o atleta comece a realizar as sessões. “Primeiramente, é preciso fazer uma avaliação minuciosa para detectar possíveis restrições. Após a consulta, o profissional irá acompanhar o novo paciente para elaborar o tratamento adequado”, explica Luciana.

 

Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close