Bola cheia

IVANI ALVES OLIVEIRA (NYTO DOS ESPORTES)

Pensar em eventos esportivos no Cruzeiro, não tem como não lembrar de Ivani Alves de Oliveira, popularmente conhecido por Nyto dos Esportes. Aos 47 anos de idade, mora há 44 na cidade. Veio de Pirapora-MG.

São mais de três décadas dedicadas às arenas do Cruzeiro e 28 anos de trabalho com as categorias de base. “Hoje, muitos dos alunos que passaram por aqui, são pais. Fico feliz por saber que a gente ajudou a formar cidadãos do bem”, conta Nyto.

O envolvimento com as categorias de base se fortaleceu diante de momentos de dor vividos por Nyto. Ele perdeu dois filhos em um intervalo de quatro anos. Luiz Eduardo faleceu aos cinco meses, devido a complicações congênitas (ele nasceu com hidrocefalia – acúmulo de líquido no interior da cavidade craniana, que faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, causando lesões no tecido cerebral e aumento e inchado do crânio). Já Gabriel morreu aos três anos, vítima de complicações cardíacas, provocadas por um sopro.

“Nessa época, eu já mexia com esporte, mas queria dar um tempo para cuidar da minha família. Mas, com as perdas, comprometi-me a trabalhar com jovens, até para preencher esse vazio que ficou”.

A partir daí, ele se dedicou ao máximo. Tanto que fundou, em 2000, o Cruzeiro Futebol Clube, com a ajuda de Francisco Pires, então, administrador do Cruzeiro. Hoje, à frente do clube estão Albino Braz, Shirlene Zaine, Jorge Gonçalves, Jacy Dias e Abraão Bastos. Atualmente, são 80 jovens – 40 da categoria Juniores e 40 da Juvenil.

Nyto pontua que o trabalho é de extrema importância, pois atualmente os jovens vivem em risco social. “São muitos os atletas que poderiam estar à mercê das drogas. Um que a gente resgata, já vale a pena”, considera.

As ações em prol do esporte na cidade são muitas. Para ele, a intenção é proporcionar oportunidades para que a comunidade se reencontre em situações saudáveis. “É difícil ter eventos de qualidade no Cruzeiro, então, procuro fazer o melhor possível. Além disso, é muito bacana reencontrar amigos de infância. Fico muito feliz quando revejo pessoas que há muito não encontrava”.

Segundo o “Bola Cheia”, seu maior objetivo atual é concretizar o estádio do Cruzeiro. “Meu maior sonho é ver o ‘Ninho do Carcará’ pronto e receber um clássico da cidade, como Brasiliense x Gama”, finaliza Nyto.

Histórias como a de Nyto dos Esportes permeiam as regiões administrativas do DF. Infelizmente, há muito ainda a ser feito para que essas lideranças natas consigam apoio governamental para trabalhar em prol da comunidade.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. VALEU NITO, VC MERECE, POR TODA SUA LUTA PELO CRUZEIRO E PARA O CRUZEIRO. ISTO SO DEUS PODE DE DAR Á VC TODA FOÇA. OBRIGADO POR VER DE PETO ESTA LUTA GRANDE SUA. QUE DEUS DE PROTEJA SEMPRE. JAIRO E FAMILIA.

  2. BELO TRABALHO NYTO, EU TBM PRETENDO CHEGAR PELO MENOS PERTO DESSE SEU TEMPO NA FRENTE DO ESPORTE AMADOR DE SÃO SEBASTIÃO. ESTOU CHEGANDO AO FIM DA 1ª DÉCADA… SEI QUE NÃO É FÁCIL, MAS SE TRABALHARMOS COM HONESTIDADE E HUMILDADE É SÓ AGUARDAR AS DÉCADAS CHEGAREM…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close
Close