Cidades

Livros interativos

Novidade irá beneficiar alunos do 6º ao 9º ano; 2,5 milhões de exemplares serão distribuídos no total
Novidade irá beneficiar alunos do 6º ao 9º ano; 2,5 milhões de exemplares serão distribuídos no total

As escolas públicas do DF receberão, até 10 de fevereiro, 2,5 milhões de livros novos. Para 2014, a novidade é que 211 instituições, do 6º ao 9º ano, receberão exemplares acompanhados de DVDs com vídeos, jogos, animações, infográficos, mapas e outros instrumentos pedagógicos, conforme anunciou hoje o governador Agnelo Queiroz.

“Essas ferramentas tecnológicas são muito importantes. São instrumentos modernos para atrair a atenção dos alunos pela aprendizagem. A meta é que isso seja estendido para todos”, destacou Agnelo Queiroz após vistoriar o Depósito de Materiais Didáticos, da Secretaria de Educação.

No total, são 1.364 DVDs e cada escola receberá quatro kits de uso coletivo, que poderão ser copiados em outras mídias pelos colégios. Os livros começaram a ser entregues em dezembro do ano passado e, segundo o governador, o GDF se antecipou para preparar os instrumentos necessários para atender alunos, professores e funcionários das 654 escolas públicas em 2014.

“Além dos livros, estamos preparando a alimentação e contratamos 711 professores concursados para não haver falta de professor em sala de aula. A cada ano, estamos nos antecipando e programando ações para que não haja problemas no decorrer do ano letivo”, complementou o chefe do Executivo local.

O secretário de Educação, Marcelo Aguiar, também enfatizou que todos os 471 mil alunos da rede começarão os primeiros dias do ano letivo, marcado para iniciar nesta quarta-feira (5), com os livros em mãos.

“Os exemplares, que devem ser utilizados por três anos, serão entregues pelos Correios, o que evita atrasos na entrega. Os títulos foram selecionados de uma lista do Ministério da Educação pelos próprios professores”, complementou Aguiar.

Os materiais, repassados à Secretaria de Educação por intermédio do “Programa Nacional do Livro Didático”, são referentes aos componentes curriculares Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Biologia, Física, Química, Sociologia e Filosofia.

Além desses, estão inclusos dicionários, livros de literatura e publicações pedagógicas, como a revista Ciência Hoje, elaborada pelo Instituto Ciência Hoje.

“As escolas rurais também receberão materiais diferenciados, como o livro didático Girassol, saberes e fazeres, com conteúdo de alfabetização e matemática, que tem exemplos voltados para a vida no campo”, explicou o coordenador de Mídias Educacionais, da Secretaria de Educação, Gilmar Vilela.

 

INFRAESTRUTURA

 

Aproximadamente 300 escolas públicas receberam manutenção para a volta às aulas. Entre os reparos estão pintura, troca de piso, restaurações na parte elétrica e hidráulica e troca de torneiras.

Além dos 711 professores, 120 profissionais concursados foram nomeados para a carreira de Assistência à Educação. Desde o início da gestão do governador Agnelo foram empossados mais de 4,6 mil novos professores. Fonte: Agência Brasília

 

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close