Share

Máquinas de hemodiálise aliviam o sofrimento de pacientes no Hospital do Gama

Serviço vai melhorar a assistência e evitar que pacientes sejam transferidos de unidade para realizar procedimento. Foto: Agência Brasília
Serviço vai melhorar a assistência e evitar que pacientes sejam transferidos de unidade para realizar procedimento. Foto: Agência Brasília

Pacientes internados no Hospital Regional do Gama (HRG) agora contam com o recém-inaugurado serviço de hemodiálise, que funciona no setor de internação da Clínica Médica, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã.

“Temos agora seis máquinas de proporção para o procedimento, sendo uma de reserva para que, caso ocorra algum problema, possa ser utilizada imediatamente”, explicou hoje o nefrologista do HRG Carlos Eduardo Espadim.

A inauguração do novo serviço evitará que pacientes do HRG com problemas nos rins sejam transferidos para outros hospitais da rede pública quando precisam se submeter ao procedimento, esquema que era adotado até então, mas trazia desconforto para os doentes.

“Com o procedimento realizado diretamente no HRG, evitamos os transtornos ocasionados por grandes deslocamentos e melhoramos a qualidade na atenção aos pacientes que necessitam de hemodiálise, mas não têm condições clínicas para serem encaminhados a outras unidades”, acrescentou o nefrologista Carlos Espadim.

Internado há 17 dias no HRG, o produtor rural Carlos Rangel, 57 anos, contou que, após três sessões de hemodiálise em outros hospitais da rede pública, pode agora ser atendido com mais comodidade: “esta é a segunda sessão no Gama, estou muito satisfeito, porque posso permanecer aqui“, elogiou.

A hemodiálise é um tratamento que filtra e limpa o sangue do paciente, como se fosse um rim artificial, e no HRG esse serviço contará com apoio de uma equipe composta por dois médicos nefrologistas, uma enfermeira e dois técnicos de enfermagem. Fonte: Agência Brasília.

 

 

Deixe um comentário