BrasíliaEsportesFutsalModalidadesPrincipais

Minas/Icesp é campeão do brasiliense Sub-20 feminino

Equipe de futsal empatou em 1 x 1 com o Cresspom na prorrogação e com vantagem do empate sagrou-se campeã da competição organizada pela FEBRASA


Philipe Moreira

Especial para o Viver Sports

Foi um espetáculo a decisão que ocorreu no sábado (1), no Ginásio Espelho D’água em Brazlândia. Minas/Icesp e Cresspom jogaram uma partida de enorme qualidade e com futsal de alto nível. Por um lado o time do Minas/Icesp tinha que vencer o jogo e levar para a prorrogação, pelo outro lado, o Cresspom tinha a vantagem no tempo normal de empatar e ser campeão. Com a partida resolvida na prorrogação, em 1 x 1, o Minas/Icesp faturou mais um título para a equipe e garantiu a presença no Campeonato Brasileiro de Futsal.

Além da decisão na categoria Sub-20 Feminino, aconteceu o primeiro jogo da final do Sub-15 Masculino e a primeira rodada do segundo turno do Adulto masculino.

Crônica da Final Sub-20 Feminino – Minas/Icesp x Cresspom

As duas equipes começaram o jogo com as jogadoras se movimentando bastante. O Cresspom apostava nos contra ataques, buscando um gol para se fechar e esperar o tempo de jogo se encerrar. O Minas/Icesp jogava com suas jogadoras tocando a bola dentro no campo de ataque, buscando fazer gols e levar a partida para a prorrogação.

Jogando com mais intensidade e tendo apoio da sua torcida, o Minas/Icesp abriu o placar aos 4 minutos do primeiro tempo. Victória recebeu livre e chutou forte, sem chances de defesa para a goleira Laryele. Minas/Icesp 1 x 0. Após o gol a equipe do Cresspom teve dificuldades de segurar a intensidade de ataques e chutes do Minas/Icesp. Aos 11 minutos Ellen Nogueira recebeu na esquerda e ampliou o marcador para o Minas/Icesp. Placar até o momento 2 x 0.

Tendo muitas jogadoras no banco de reservas, o técnico Marcos Carvalho do Minas/Icesp trocava constantemente as atletas em quadra, tanto para desestabilizar a marcação do Cresspom, quanto para descansar as principais atletas para a possível prorrogação.

Na metade do primeiro tempo, Ellen Nogueira novamente marcou para o Minas/Icesp, a camisa 10 cobrou falta com perfeição encobrindo a arqueira do Cresspom, fazendo mais um o Minas/icesp, 3 x 0.

Após três gols sofridos, o Cresspom descontou com Thamires, após troca de passes, a atleta chutou e diminuiu o placar. O gol não animou a reação do Cresspom que mais uma vez viu a bola entrar em sua meta. Ela, Ellen Nogueira, a camisa 10 marcou mais um e colocou o Minas/Icesp com o pensamento já na outra fase do confronto final. Resultado de momento, Minas/Icesp 4 x 1 Cresspom.

Os técnicos, começaram a poupar suas principais jogadoras e a partida estava indo para a prorrogação. A segunda etapa passou a ficar mais cadenciada em ambos os lados. Para o Minas/Icesp o tempo restante era aguardado para a decisão na prorrogação. As meninas do Cresspom recuaram e já começavam a pensar em uma forma de reação na outra fase da partida.

No final do tempo segundo tempo, Rafaela Borges marcou para o Minas/Icesp. Pouco tempo depois, poucos segundos para o fim, Ana Maria diminuiu o placar para a sua equipe. Final de jogo: Minas/icesp 6 x 2 Cresspom.

Prorrogação 

O início da fase decisiva foi de muita correria para as equipes, o empate na prorrogação era a favor do Minas/icesp. Sendo em dois tempos de 5 minutos, um erro poderia ser crucial para o resultado final da decisão.

O jogo não tinha favoritos, aliás, os dois times eram favoritos. A torcida presente no Ginásio Espelho D’agua, em Brazlândia, fazia a festa nas arquibancadas. As meninas em quadra passaram a dar o máximo de si para serem campeãs.

Aos 2 minutos da primeira etapa, após troca de passes, Victória, do Minas/Icesp marcou gol. A jogadora tabelou com Ellen Nogueira e chutou forte, fazendo o gol do Minas/Icesp. A atleta comemorou muito com a torcida e toda a comissão técnica. Com o gol sofrido, o Cresspom não se intimidou e passou e jogar forte nos contra ataques. As jogadores apostavam nas jogadas individuais e no lançamento de sua goleira para tentar empatar a partida. O Minas/Icesp começou a recuar sua equipe e o Cresspom foi avançando pouco a pouco para o empate, faltando dois minutos para o fim do jogo, Ana Maria em disputa de bola, levou a melhor sobre a defesa do Minas/Icesp e empatou a partida. Com o gol o Cresspom foi pra cima e desperdiçou uma chance no último lance do jogo em uma cobrança de falta.

Tendo poucos segundos para o final da partida, o Minas/Icesp administrou a vantagem do empate com o toque de bola e após o apito final do árbitro, comemorou. Minas/Icesp campeão do Campeonato Brasiliense Sub-20 Feminino de Futsal.

Após o jogo, o técnico Marcos carvalho falou sobre o alto nível do seu adversário. “A gente ganhou na raça, o time do Cresspom é muito bem capacitado, porém o título veio para quem estava mais preparado e hoje fomos os felizardos”, aponta o comandante.

O técnico comenta também a qualidade e preparação que suas dirigentes Nayara Albuquerque e Nayeri Albuquerque fazem para ter uma equipe de alto nível nas competições. “A gente sempre reclama de pouco investimento por parte das pessoas que gerem o futebol e o futsal, mas aqui no Minas/Icesp é diferente, as diretoras investem bastante no time. Elas sempre trabalham duro para conseguir que as atletas tenham bolsas, nutricionistas, treinador de goleiros, enfim coisas que só engrandecem a qualidade de toda a equipe. Agora é aguardar o início do Adulto Feminino, que será outra batalha para nós”, conclui o treinador.

Sendo elogiada pelo técnico Marcos Carvalho. Nayeri Albuquerque comenta a conquista do título. “Pra gente é muito gratificante esse título, viemos trabalhando com essa base do Sub-20 desde 2015 e todo o trabalho está sendo concluído com sucesso. Agora é trabalhar duro para a competição nacional na categoria e sempre ter a humildade em nosso meio, que é fundamental para as conquistas que estão por vir”, finaliza a dirigente.

Após marcar o gol na prorrogação, Victória agradece aos seus familiares o título conquistado. “Eu fico muito feliz, é uma coisa que sempre espero que é marcar um gol decidindo um título. Quero agradecer a minha mãe por todo o apoio e motivação”, conclui a atleta.

Victória pediu dispensa da seleção brasileira para jogar a final do campeonato com o Minas/Icesp.

Com o título a equipe Sub-20 do Minas/Icesp garante uma vaga na disputa do campeonato brasileiro de futsal.

Primeiro jogo das semifinais do Masculino Sub-15

No primeiro jogo da final, a equipe do Viga’s/Dufay abre ampla vantagem diante AABB/Upis e fica mais perto do título. O jogo de volta será com o mando do Viga’s, local ainda a ser definido.

A equipe da AABB/Upis perdeu para o Viga’s/Dufay por 7 x 2 no primeiro jogo da final da categoria. Gols do Viga’s marcados por: Leonardo, Estevão, Cleber e Caio (um gol) e Pedro Henrique e João Victor (duas vezes). Pela AABB/Upis os gols foram marcados por: Alisson (duas vezes).

Categoria Masculino – Adulto

Entre os jogos da categoria, a equipe do Icesp/Brasilia Futsa empatou com o Cresspom por 1 x 1. Gol de Salorram para o cesp/Brasilia Futsal; e Fábio para o Cresspom.

Outra partida da rodada foi o duelo entre Viga’s e AABB/Upis. O jogo foi movimentado, porém terminou com a vitória da AABB/Upis por 3 x 2. Os gols  foram marcados por Romulo e Weverton(duas vezes). Kennedy e Fernando fizeram os gols pelo lado do Viga’s.

Para encerrar a categoria, na partida mais agitada da rodada, o Sest Senat perdeu para a AJJR/APB por 3 x 2. Gols do Sest Senat convertidos por: Carlos e Felipe, uma vez cada; e na AJJR/APB os gols foram de: Paulo, Rodrigo e Matheus.

Resultados do fim de semana

Categoria Adulto Masculino:
Icesp/Brasilia Futsal 1 x 1 Cresspom
Viga’s 2 x 3 AABB/Upis
Sest Senat 2 x 3 AJJR/APB

Categoria Sub-20 Feminino(Segundo jogo da Final):
Minas/Icesp 6 x 2 Cresspom / Prorrogação 1 x 1

Categoria Sub-15 Masculino(Primeiro jogo da Final):
AABB/Upis 2 x 7 Viga’s/Dufay

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close