Esportes

Parceria promove ressocialização

Fortalecer vínculos comunitários, ampliar conhecimento, garantir acesso à cultura e ao lazer e garantir a ressocialização de jovens a partir do cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Estes são os principais objetivos da parceria entre as Secretarias de Esporte e da Criança, que vai permitir a jovens que cumprem medidas sócias educativas realizem trabalho voluntário nos Centros Olímpicos do Distrito Federal.

Na terça-feira (3), oito jovens começaram a trabalhar no Centro Olímpico de Samambaia. Eles irão realizar tarefas administrativas e ajudar na rotina da unidade. “Ao mesmo tempo em que prestarão serviço à comunidade, os adolescentes terão contato com os alunos dos Centros Olímpicos, com o esporte e com o mundo do trabalho, aprendendo diversas funções. É uma nova oportunidade de vida a cada um deles”, destaca o secretário de Esporte, Célio René.

O trabalho dos adolescentes é acompanhado de perto pela subsecretaria do Sistema. “Acompanhamos a evolução desses jovens para analisarmos a possibilidade, no futuro, de ampliar o número de contemplados com a iniciativa”, disse Ludmila.

Ressocialização

A iniciativa faz parte de um rol de atividades que busca uma melhor ressocialização dos adolescentes que cumprem medidas sócio educativas. Para o secretário da Criança, Dioclécio Campos, por meio dessa iniciativa de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), prevista no artigo 117 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o jovem em conflito com a lei passa a ter leitura diferenciada de sua condição pessoal, compreendendo-se como sujeito capaz de mudar a realidade de risco e exclusão à qual foi submetido.

A medida consiste na prática de tarefas gratuitas de interesse geral, pelo período máximo de seis meses. Nessa perspectiva, visa responsabilizar o adolescente pelo cometimento do ato infracional, por meio da execução de serviços comunitários.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close