Share

Karatê pede apoio à Secretaria de Esporte do DF

Os presidentes das federações vinculadas à União das Federações de Karatê do Distrito Federal e Entorno, (FAME- DF, FKEO, FKPC E FBKI) e o presidente do Conselho do Fundo de administração do Esporte (Confae) foram até a Secretaria de Esportes do DF para conversar com a secretária Leila Barros e sua adjunta Ricarda Lima, sexta-feira (7).

A reunião teve o objetivo de tratar dos seguintes assuntos: nova composição da UFK-DF e os motivos de sua estruturação; competência para a realização de exames de faixas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos do Distrito Federal, bem como uma distribuição equitativa dos mesmos dentre as federações; apoio aos eventos realizados pela União no ano de 2017; viagens nacionais e internacionais; bolsa atleta distrital e a realização do Festival de Artes Marciais e danças em homenagem aos 109 anos da imigração japonesa.

O mestre Paulo Roberto, presidente da UFK-DF, iniciou a reunião agradecendo à secretária Leila Barros pela a oportunidade de estar esclarecendo assuntos de interesse da união e juntamente com os demais presidentes passou a tratar dos assuntos em pauta.
A secretária Leila Barros tomou ciência de todos os assuntos explanados sobre os Centros Olímpicos e, sensibilizada, disse que estava disposta a resolver com a máxima brevidade cada uma das situações apresentadas.

União
No tocante ao apoio aos eventos a serem realizados pela União, Leila parabenizou os presidentes pela brilhante iniciativa de unir as federações com o intuito de economizar recursos e melhorar o nível das competições realizadas, “pois ao invés de serem realizados um evento por cada federação, onerando assim o estado, a união passa a realizar eventos em conjunto, tendo a possibilidade de montar assim uma seleção Brasiliense com os melhores karatecas do DF e não somente de uma federação apenas”.

A secretária enfatizou a situação de austeridade que o governo vem passando, mas disse que dentro das possibilidades, de acordo com as atas em vigor, iria apoiar todos os eventos que a UFK-DF irá realizar no ano de 2017.

Com relação à participação de atletas em competições fora do Distrito Federal, Leila também manifestou apoio para a liberação de transporte para as viagens nacionais e pela solicitação de passagens aéreas para as competições internacionais, desde que sejam obedecidos os prazos estabelecidos e a documentação exigida pelo Programa Compete Brasília, e, logicamente pela disponibilidade de recursos a época da solicitação.

Festival de Artes Marciais
Outro importante assunto tratado foi com relação a realização do festival de artes marciais que será realizado na semana de 16 de junho de 2017, concomitantemente com a realização do Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação de Karatê Interestilos do Brasil (CKIB), evento esse a ser realizado pela UFK-DF.

O mestre Domingos Rodrigues, presidente da Federação de Karatê do Planalto Central, entidade vinculada à UFK-DF, idelizador do festival, apresentou o projeto à secretaria Leila e também pediu o seu apoio para a execução do mesmo, haja vista ser um grande evento de conotação internacional que irá repercutir positivamente para o Distrito Federal e para o País como um todo.

Leila Barros também foi bem sensível a mais esta solicitação e se comprometeu a apoiar a união, dentro de suas possibilidades em mais esta empreitada.

Bolsa-Atleta
O último assunto tratado foi com relação à bolsa-atleta para o karatê, ao qual foi muito bem explanado por José Antônio (mestre de taekondo), presidente do Confae, que evidenciou que a bolsa deve ser para a arte marcial karatê, independentemente de estilo ou circuito de competiçao, opinião esta que foi aplaudida e apoiada por todos os presidentes que participaram da reunião.

Ao finalizar a reunião,Leila Barros convidou os presidentes para registrar a reunião com uma foto dos presentes, ratificando mais uma vez o seu apoio ao esporte do Distrito Federal em todos os seus seguimentos.

O mestre Roosevelt Barbosa, presidente da Fame-DF e diretor-presidente do Projeto Forma-se Um Campeão Nacional , avaliou como muito positiva a reunião, salientou a importância de todos os assuntos tratados e disse que todos os presidentes saíram muito entusiasmados e satisfeitos com os possíveis resultados das providências decorrentes da reunião.

A secretária Leila Barros agradeceu a presença de todos e já deixou agendada uma nova reunião para a terça-feira (11/4) para tratar da disponibilidade dos Centros Olímpicos e Paralímpicos do DF.