EsportesPrincipais

Projeto Gol Transformando Vidas com ações sociais e inclusivas

logo_goltransformandovidasO Projeto Gol Transformando Vidas, um dos idealizadores que trouxe o curso de capacitação dos treinadores de futebol para a capital federal é uma associação com ações sociais e humanitárias, de caráter filantrópico e beneficente, que tem como principal objetivo promover a socialização de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, através da prática do esporte inclusivo, favorecendo a diminuição das desigualdades , seja por fatores econômicos, seja por serem portadores de necessidades especiais.

Dentre os projetos realizados pela ONG Transforma Vidas, um em especial vem se destacando, o Projeto Gol – Transformando Vidas, que permite a inclusão social através da prática do futebol de campo, futsal, lutas marciais para crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino. “O projeto em destaque democratiza e populariza o acesso através de criteriosa seleção de 250 crianças e adolescentes das áreas e classes sociais menos favorecidas, principalmente aquelas residentes em abrigos do Distrito Federal, encaminhados pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – 1ª Vara da Infância e da Juventude”, explica Deiza Leite, coordenadora.

O projeto busca contribuir para a formação moral e educacional dos participantes, a partir da prática esportiva e práticas culturais, que também visa o direito ao exercício da cidadania, além de capacitar e preparar jovens para diversas profissões em um futuro próximo, facilitando a ascensão às carreiras profissionais e ao mercado de trabalho.
“O projeto quer possibilitar a formação integral da infância e da juventude, tendo o esporte e a cultura como o instrumento para criação de novas referências e modelos positivos na vida do público atendido, bem como o bom uso da prática desportiva e cultural como instrumento formador de vínculos, capaz de criar um canal de afetividade importante entre alunos e toda a equipe de profissionais”, informa Deiza.

Os jovens que ingressam no projeto têm como perfil principal a baixa renda e a desestruturação familiar. “Em sua maioria, são crianças e adolescentes que estão sob a guarda de abrigos do DF, acompanhados pela Vara da Infância e da Juventude, em razão de ocorrências graves de violência doméstica, diversos tipos de maus tratos físicos e psicológicos, que obrigaram a Justiça a mantê-los afastados da situação de risco em que se encontravam. Muitos aguardam a adoção por famílias substitutas”, conta a coordenadora.

Em busca de parcerias para ampliar as ações 

Para a continuidade do projeto e a ampliação de suas atividades, é preciso que instituições e pessoas físicas o apoiem. A coordenadora Deiza Leite conta que os uniformes, chuteiras, lanches, e outros materiais são adquiridos por padrinhos do projeto e as aulas são ministradas por professores voluntários. “No entanto, para que possamos permanecer com todas as atividades e, principalmente, ampliar o número de vagas oferecidas aos abrigos do Distrito Federal, precisamos garantir parcerias com empresas que acreditem e invistam em uma ação do bem”, conta Deiza.
“É importante ainda destacar que o projeto está aprovado pelo Ministério dos Esportes, podendo receber doações dentro da Lei de Incentivo ao Esporte. A empresa que tenha interesse está autorizada pela Legislação a destinar 1% do Imposto de Renda a recolher para o projeto. E a pessoa física que assim queira, pode destinar 6%”, explica.

Para ajudar:
Transforma Vidas Ações Sociais
CNPJ: 12.648.152/0001-84
Banco BRB – Agência: 202
Conta: 0316794
Mais informações: (61) 9658-0889.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close