Esportes

Santiago 2014: Brasil estreia com vitória no handebol feminino

Atuais campeãs mundiais derrotaram chilenas por 36 a 22
Atuais campeãs mundiais derrotaram chilenas por 36 a 22

A Seleção Brasileira feminina de handebol saiu vitoriosa em sua estreia nos Jogos Sul-americanos Santiago 2014. Favorita ao título, a equipe que tem 11 campeãs mundiais não tomou conhecimento das donas da casa, as chilenas, vencendo a partida por 36 a 22. A partida foi realizada no Ginásio Poliesportivo de Viña del Mar, sub-sede do evento continental. Na próxima rodada, nesta terça-feira, dia 11, o Brasil enfrentará o Paraguai, às 19hs (horário de Brasília).

O jogo começou bem marcado para os dos lados. As chilenas conseguiram impor um pouco de dificuldade, mantendo o placar bem equilibrado até a metade do primeiro tempo. As adversárias chegaram a empatar, mas depois disso, o Brasil deslanchou e encontrou o caminho do gol. A defesa se impôs mais e facilitou os contra-ataques, que também ficaram mais rápidos. No segundo tempo, o jogo seguiu pegado, tanto é que o Brasil contou com duas expulsões, da central Deborah Hannah e da pivô Regiane. No final da partida, as brasileiras conseguiram esticar um pouco mais a diferença e terminar o confronto tranquilas.

Apesar da boa vantagem no placar, o ritmo do jogo não foi muito habitual para as brasileiras e vários erros aconteceram. “Erramos durante todo o primeiro tempo. Além disso, o Chile jogou com a casa cheia e com uma grande responsabilidade. Todo mundo pensava que iríamos fazer coisas mirabolantes na quadra, por sermos campeões mundiais. E não é bem assim. Queríamos definir o jogo nos primeiros minutos e não era possível, então começamos a errar. Não tínhamos que ousar demais. Tínhamos somente que fazer o que sabemos. Além disso, o Chile fez a melhor partida que eu já vi até hoje. Foram muito rápidas”, comentou o técnico Morten Soubak.

A ponta direita Alexandra Nascimento, eleita a melhor jogadora de handebol do mundo, em 2012, atribuiu os erros à estreia. “Pela experiência que tenho, jogar na estreia sempre pesa muito. O grupo está se juntando novamente agora. Houve uma fase em janeiro no Brasil, mas as jogadoras que estão na Europa não participaram. Por isso, essa falta de ritmo é normal. Isso não é justificativa. Depois que o Mundial acabou, em dezembro, já vimos pontos em que precisamos melhorar. O crescimento tem que continuar.”

A competição feminina está sendo disputada em sistema de pontos corridos, com apenas uma chave. A equipe que somar o maior número de pontos durante as rodadas, fica com o título. O Brasil já ocupa a liderança, com dois pontos.

Gols do Brasil – Alexandra (9), Dara (5), Célia (4), Fernanda (4), Ana Paula (4), Samira (3), Mayara (2), Deonise (2), Amanda (2), Hannah (1). Fonte: timebrasil.cob.org.br

 

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close