Share

Conheça os benefícios da caminhada

Que praticar atividades físicas faz bem à saúde, todo mundo sabe. Na busca por qualidade de vida e bom condicionamento físico, muitas pessoas acabam trocando horas de exercícios na academia por caminhadas ao ar livre que, além de benéficas, não têm custos. A atividade auxilia no controle do colesterol, diabetes, excesso de peso, prevenção da osteoporose e doenças cardíacas, além de diminuir o estresse e combater a depressão.

Porém, apesar de ser uma atividade simples e sem grandes restrições, é preciso ficar atento a alguns cuidados. De acordo com o educador físico e personal trainer da Unique Fitness Osvaldo Luiz Gabriel, antes de iniciar algum exercício, é preciso fazer uma avaliação médica. “Um profissional de saúde dará uma visão mais detalhada da saúde da pessoa. Feito isso, é só iniciar a caminhada”, explica.

Recomenda-se que a caminhada seja feita no início da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura está mais agradável. Aconselha-se ainda usar tênis confortável, roupas leves e uma garrafa de água, que ajudam na prática do exercício. O ambiente fica a critério do praticante, mas é bom optar por lugares agradáveis, seguros, com pouco tráfego de automóveis e com terrenos planos.

Para os iniciantes, o professor sugere que a caminhada seja feita, no mínimo, três vezes por semana, em dias alternados. “À medida que a pessoa for ganhando resistência, poderá aumentar a frequência das caminhadas. Além disso, a caminhada como atividade física é diferente da que fazemos para ir à padaria, por exemplo. As passadas devem ser contínuas e ritmadas, com o tronco ereto e os braços coordenados com as pernas”, ensina.

E como em qualquer atividade física, antes e depois das caminhadas é importante fazer alongamento. “Comece a caminhar em ritmo leve por uns 10 minutos para aquecer o corpo. Após isso, a pessoa está pronta para entrar no trabalho propriamente dito, acelerando um pouco mais, de acordo com a frequência cardíaca ideal do praticante”, explica Osvaldo.

Com o tempo, a caminhada pode evoluir para um trote e, futuramente, para uma corrida contínua. Mas para isso, é preciso determinação e assiduidade para conquistar cada vez mais saúde.

Deixe um comentário