Esportes

Secretaria de Esporte abre mais três Centros Olímpicos

Brazlândia, Estrutural e Santa Maria foram as cidades prestigiadas

Os moradores de Brazlândia, Estrutural e Santa Maria já podem comemorar a mais nova opção de lazer e atividade esportiva. A Secretaria de Esporte abriu, na quarta-feira (21), os Centros Olímpicos das três cidades. São mais 6.600 vagas com as novas unidades. Agora serão oito Centros em funcionamento beneficiando mais de 17.200 crianças, jovens, adultos e idosos em todo o Distrito Federal.

“O projeto dos Centros Olímpicos é um passo muito importante para a formação de crianças e jovens. Um esporte bem orientado pode contribuir efetivamente no desenvolvimento saudável deles”, diz o secretário de Esporte, Célio René. Neste primeiro momento, as matrículas abertas serão para crianças e jovens de 4 a 17 anos.

Inicialmente, os Centros Olímpicos ficarão abertos, das 8h às 12h e das 14h às 18h. A comunidade poderá conhecer as instalações e também conversar os professores, que explicarão como será o funcionamento das atividades e inscrições. Neste mesmo período a Secretaria de Esporte estará fazendo os ajustes finais para iniciar as aulas, como instalação de computadores e equipamentos e limpeza.

“Vamos aproveitar esse período que nossa equipe já estará nos Centros Olímpicos para estes serviços finais para prestar todas as informações para a população. Assim que começar o ano, damos início às inscrições e aos sorteios”, explica René. O processo de inscrição começa dia 3 de janeiro

Serão oferecidas para cada Centro Olímpico, em média, 2.200 vagas. As modalidades serão: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica, handebol, natação, psicomotricidade e vôlei. A Secretaria de Esporte esclarece que todas as vagas serão decididas por meio sorteio. Confira abaixo como será feito o processo de matrícula e sorteio em cada unidade, entre os dias 3 e 13 de janeiro.

Para se inscrever e disputar uma vaga, não é preciso apresentar documentação, apenas pedir aos pais ou responsáveis para preencher a ficha de inscrição, fornecida no próprio Centro Olímpico. Se sorteados, terão um prazo para entregar o atestado médico, a declaração escolar, uma foto 3×4 e o comprovante de residência. As inscrições serão feitas no Centro Olímpico que o aluno vai frequentar e ele deve obrigatoriamente morar na cidade que Centro Olímpico se situa.

Nos dias 17 e 18 de janeiro, acontecem as aulas inaugurais, em que os pais e alunos receberão as instruções do funcionamento do Centro Olímpico e dos documentos exigidos para efetivar a matrícula. Todos os alunos só poderão frequentar as aulas após a entrega de todos os documentos. A data final para fazer essa entrega será dia 17 de fevereiro.

Programa – Os Centros Olímpicos têm o objetivo de desenvolver valores de cooperação, solidariedade, pensamento crítico, autoestima, lealdade, possibilitando o aprimoramento de conduta cidadã nas crianças e adolescentes. A descoberta de novos talentos esportivos será consequência natural desse processo.

Levando em conta a experiência de mais de 30 anos frente à administração das Escolas de Esportes, no Complexo Esportivo Ayrton Senna, a Secretaria chegou a um novo modelo de diretriz para os Centros Olímpicos. A nova gestão disponibiliza para a comunidade programas da própria Secretaria e de outros órgãos do governo. Também permite que a própria comunidade apresente seus projetos e desenvolva suas atividades dentro dos Centros.

Atualmente são cinco Centros Olímpicos em funcionamento: Ceilândia (Parque da Vaquejada), Gama, Recanto das Emas, Samambaia e São Sebastião, que hoje atendem juntos 10 mil alunos matriculados em diversas modalidades esportivas. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, para as aulas e aos finais de semana algumas unidades são abertas à população para o lazer.

Programação das matrículas em cada unidade

Horário: 8h às 12h e 14h às 18h

Inscrição Sorteio  Brazlândia Estrutural Santa Maria
03/01 04/01 Natação Natação e Vôlei Natação
05/01 06/01 Futebol, Ginástica Rítmica e Psicomotricidade Futebol Society e Ginástica Acrobática Futebol, Ginástica Rítmica e Psicomotricidade
10/01 11/01 Basquete, Futsal e Vôlei Basquete e Futsal Basquete, Futsal e Vôlei
12/01 13/01 Atletismo e Handebol Atletismo e Handebol Atletismo e Handebol

 

Confira as modalidades e os horários em cada Centro Olímpico:

 

Estrutura Básica em cada Centro Olímpico

– Prédio administrativo

– Ginásio coberto

– Quadra poliesportiva coberta

– Parque aquático (piscina semiolímpica e infantil)

– Pista de atletismo

– Campo de futebol society

– Playground

– Campo de areia

– Vestiários

Fonte: http://www.esporte.df.gov.br/

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close