BrasíliaMais EsportesPrincipaisWorld

Secretaria de Esporte apoia Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Os atletas do Distrito Federal viajaram o mundo em 2019. Entre os eventos internacionais que tiveram a oportunidade de participar neste ano, um dos destaques foi a 18ª edição dos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games), que ocorreu em agosto, em Chegdu, na China. Uma delegação formada por cerca de 70 pessoas das forças de segurança, entre técnicos e competidores, viajou com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, por meio de emendas parlamentares, e retornou com seis medalhas, o dobro da meta inicial, de três pódios.

Entre elas, uma de ouro conquistada pela equipe feminina de basquete 3×3 das forças de segurança, que tem como uma das jogadoras, a bombeira Ana Souto. “Esses jogos não são apenas competições entre militares, mas também uma troca de experiência, um intercâmbio de informações na profissão. Foi muito legal porque conheci gente do mundo inteiro. Foi uma forma de incentivar a prática do esporte”, destacou a esportista, que conduziu o projeto do termo de fomento. Ela, que pratica basquete desde os oito anos, compareceu à edição de 2011 dos Jogos Mundiais, em Nova Iorque, apenas como parte de uma vivência.

Para o próximo Jogos Mundiais, que deve ser na Holanda, a expectativa é ampliar a delegação do Distrito Federal. No quadro de medalhas ainda tem, do Corpo de Bombeiros, o time de futebol feminino, o judô masculino e o jiu-jitsu masculino, que levaram pratas, e o taekwondo masculino, o bronze. E por fim, o futebol feminino da Policia Militar também conquistou o bronze. A equipe feminina da Policia Civil de futebol quase subiu ao pódio, garantindo o quarto lugar. A comissão ainda era composta por esportistas de, entre outras modalidades, o karatê.

O evento, que acontece a cada dois anos, reúne milhares de atletas das forças de segurança (Corpo de Bombeiro, Policia Civil, Policia Militar e Polícia Federal), em ofício ou aposentados, de até 80 países para competirem em, aproximadamente, 60 modalidades. No próximo ano, será apenas o Mundial do Corpo de Bombeiros (World Fire Games), em agosto, na Dinamarca, que também acontece a cada dois anos e reversa com o World Police and Fire Games. Todas as seletivas das forças de segurança serão abertas no início de 2020 para montagem das novas equipes. Os interessados devem acompanhar as novidades nas páginas de cada segmento.

Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Veja também

Close
Close