CidadesEsportes

Secretaria de Esporte é formada por time de campeões

Michele Mendes
Por meio de uma ação conjunta entre o Estado e a sociedade, a Secretaria de Esporte do Distrito Federal vem trabalhando para garantir e promover o esporte como inclusão social de crianças, jovens e adultos. Além de apoiar o esporte amador e de alto rendimento, a Secretaria se propõe a executar políticas públicas e diretrizes para o esporte por meio de um conjunto de ações e estruturas que atendem a um público variado tais como: Escola de Esporte, Bolsa Atleta, Compete Brasília e Centros Olímpicos.

Para tornar essa missão em realidade a Secretaria é formada por um time de campeões. Quando o assunto é a implantação de políticas para o esporte, os Centros Olímpicos são exemplos de sucesso. Atualmente são coordenados por campeões que contribuíram para o aperfeiçoamento do esporte no Brasil, são eles: Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a Corrida de São Silvestre em 1995. Ela também é detentora de vários recordes sul-americanos. João José Vianna, mais conhecido como Pipoka, defendeu durante treze anos a seleção brasileira. Participou de três Olimpíadas e de três Mundiais conquistando vários títulos. Ricarda Lima conquistou medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sidney em 2000 e foi eleita a melhor defensora da competição.

À frente da Subsecretaria de Esporte e Lazer, o ex-atleta Célio René, foi campeão na modalidade de Karatê. Por seis vezes conquistou o título de campeão brasileiro e ganhou quatro títulos pan-americanos.

No mês de outubro, mais uma atleta entrou para o time da Secretaria de Esporte. A ex-nadadora Rebeca Gusmão está à frente da Diretoria de Apoio ao Atleta da Subsecretaria de Esporte e Lazer. Rebeca foi a primeira brasileira a ganhar medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro. Em 2003 conquistou a medalha de bronze na prova de revezamento 4 x100m feminino nos Jogos Pan-americanos de Santo Domingo na República Dominicana e em 2004 participou dos Jogos Olímpicos de Atenas.

Com intuito de formar a equipe Rumo ao Pódio, que tem como objetivo proporcionar a 30 atletas, treinamento de atletismo de alto nível tornando-os medalhistas nos Jogos Olímpicos de 2020, a Secretaria firmou, em junho deste ano, uma parceria com o Instituto Joaquim Cruz.

Em 1984, em Los Angeles, na prova de 800m rasos, Joaquim Cruz foi o primeiro atleta brasileiro, e único até hoje, a ganhar medalha de ouro em prova de pista, quebrando o recorde brasileiro e sul-americano. Uma pesquisa feita pela revista Isto É, aponta Joaquim Cruz como um dos melhores atletas brasileiros do século XX.

Por meio de cada experiência adquirida ao longo de tantas vitórias e conquistas, esse time de campeões trabalha de mãos dadas com a finalidade de fomentar o esporte na capital federal e preparar futuros campeões.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close