Share

Secretaria de Esporte e Lazer do DF conhece projeto Areninhas em Fortaleza

Iniciativa instaura campos de futebol modernos em áreas de alta vulnerabilidade social

Fonte: Secretaria de Esporte e Lazer do DF

Dentro da premissa de democratizar o acesso ao esporte em todo o Distrito Federal, a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) conheceu de perto uma importante iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, no Ceará, o projeto Areninhas, que instaura campos de futebol urbanizados e requalificados em bairros de alta vulnerabilidade social. Na segunda semana de junho, a secretária Giselle Ferreira esteve presente na capital cearense para avaliar a possibilidade replicar o modelo na capital federal.

O projeto oferta equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa praticar atividades esportivas em um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã. “Ficamos encantados com toda a estrutura desportiva do Areninhas, que além de ter o caráter social ainda tem a capacidade de revelar novos talentos”, avalia Giselle Ferreira, que conheceu a iniciativa, acompanhada do subsecretário de Administração Geral, Clemilton Oliveira Rodrigues Júnior.

Cada unidade da Areninha é formada por gramado sintético, banco de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, depósito para materiais esportivos, iluminação, paisagismo, pavimentação, sala de administração e rampas de acesso para cadeirantes e piso podotátil, sendo inclusas ainda nas construções mais recentes parque infantil e academia ao ar livre. De acordo com a Prefeitura de Fortaleza, hoje já são 23 unidades construídas.

“Areninhas é uma política pública vencedora e experiência exitosa de gestão que vem despertando o interesse de outros agentes públicos. Fico feliz por sermos modelo de gestão de um projeto que tem uma função social esportiva e inclusiva, criando oportunidades para milhares de jovens. Tenho certeza que, da mesma forma, também teremos oportunidade de absorver outros modelos de projetos bem sucedidos pela Secretaria do DF”, destaca o secretário Municipal do Esporte e Lazer, Ozires Pontes.