Share

Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social

Foto: Cervantes/Divulgação
Foto: Cervantes/Divulgação

Fernando París, membro do Comitê Olímpico de Barcelona (1992), estará em Brasília nas próximas quarta e quinta-feiras (12 e 13/6) para compartilhar a experiência vivida pela Espanha com a realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo. Ele participa do 1º Simpósio Internacional Esporte e Transformação Social, que será realizado no Instituto Cervantes Brasília, e faz a palestra inaugural na quarta-feira, às 20h.

Segundo París, os Jogos Olímpicos de Barcelona representaram um elemento chave de modernização, participação coletiva e projeção nacional para o país, além dos inegáveis e perceptíveis benefícios para a própria cidade sede. Em sua apresentação, Fernando París analisará o impacto produzido pelos jogos Olímpicos de Barcelona e a sua capacidade como agente de transformação social a partir de três diferentes dimensões:

– A influência sobre a cidade: a transformação urbanística, o impacto econômico, a ação sobre as pessoas e a “localização” da cidade no mundo.

– A influência sobre o país – sobre a Catalunha e o resto da Espanha – a melhora da capacidade organizativa, o sentimento de melhora da “auto-estima” dos cidadãos e a projeção internacional da Espanha.

– O impacto e o efeito sobre o esporte: sobre a organização esportiva em geral, sobre o esporte de alta competição, sobre a preparação dos atletas, sobre a criação e construção de infra-estruturas esportivas e, principalmente, sobre a mudança de consciência das pessoas a partir dos benefícios e efeitos da pratica esportiva.

Em tempos de Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, o papel do esporte como instrumento de desenvolvimento social e econômico fica em maior evidência. E as discussões sobre o assunto são ainda mais oportunas e desafiadoras.

Diante desse cenário, o Instituto Cervantes Brasília, o Serviço Social do Comércio (SESC/DF), a Universidade de Brasília (UnB) e o Governo do Distrito Federal (GDF) promovem o simpósio que nasce como espaço de discussão de temas atuais e relevantes para o desenvolvimento esportivo brasileiro e hispano-americano.

Será evidenciado o papel fundamental do esporte na educação e na cultura e seu impacto transformador por meio de projetos sociais e de grandes eventos como a Copa das Confederações, o Mundial de Futebol ou as Olimpíadas. Além do case der Barcelona, serão apresentados cases de sucesso como projetos do SESC, os projetos sociais desenvolvidos pelo GDF, os desafios do esporte paralímpico e tantos outros. Uma oportunidade única para destacar aspectos poucas vezes abordados, porém que são passíveis de um intenso debate e troca de experiências.

As inscrições para o simpósio são gratuitas e feitas pela internet.  Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site do Instituto Cervantes www.brasilia.cervantes.es e enviar para o email eventos.brasilia@cervantes.es.

Sobre Fernando París

Doutor em Direção de Projetos pela Universidade de Zaragoza. Foi chefe do Serviço de Esportes da Prefeitura de Zaragoza, Diretor Geral de Esportes de Aragon e em duas ocasiões, Diretor do Gabinete do Secretário de Estado para o Esporte, desenvolvendo, entre outras ações, a coordenação do processo de elaboração da Lei do Esporte. Participou da elaboração da reforma da formação de técnicos esportivos e da implantação do processo de planejamento estratégico do Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD). Foi Conselheiro da “Barcelona Promoció Instalaciones Olímpiques” até 1993, Membro da Assembléia do COOB’92.

Autor do livro “Planejamento Estratégico nas Organizações Esportivas”, editora Paidotribo, Barcelona 1996 e autor do estudo “O Esporte nas Universidades Espanholas” (1996), publicado pelo CSD e co-autor do relatório “A formação permanente em matéria esportiva” (1997), elaborado para a Universidade Autônoma de Barcelona.

 

programaçãosimposio

Deixe um comentário