Bola cheia

SINVAL MACEDO MATOS

Caçador de talentos, formador de cidadãos do bem e um apaixonado por futebol. Este é Sinval Macedo Matos, 40 anos. Atualmente, além de ser massagista e roupeiro do Santos-DF, também toca um projeto na Vila Planalto, Craque na Bola, Craque na Escola, que atende crianças e jovens entre cinco e 17 anos de idade.

Há 20 anos, Sinval lida com o futebol. Ele acredita que se as crianças estão praticando esportes podem ficar longe de situações de risco, principalmente em uma comunidade carente. “O objetivo do projeto é dar ocupação para essa garotada. Não é fácil, porque falta apoio governamental e até mesmo da comunidade”, conta.

A escolinha funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, no período matutino e vespertino. Cerca de sessenta jovens participam do projeto. “A maior dificuldade é não ter ajuda do governo. Apenas o pessoal do Meninos da Vila ajudam, assim como a galera do campo do Defelê, que cede o espaço sem cobrar nada por isso”, relata Sinval.

Segundo ele, a comunidade poderia ser mais participativa também, com doação de materiais de treino, bola, transporte. “Os custos para manter o projeto são altos e muitas vezes tiro do bolso. Trabalho bastante para não deixar o projeto morrer”.

Casado, ele tem dois filhos – Juan Pablo e Ian Tales – que jogam no Santos-DF. Os dois são zagueiros. Os meninos que se destacam no projeto, Sinval encaminha para a escolinha do Santos, onde conta com o apoio de todos por lá. Flávio Bastos, um dos treinadores do Meninos da Vila, fala de Sinval com muito respeito e admiração. “Ele é um lutador da Vila Planalto que tem um coração incrível. Sempre trabalha pelo social, mas é pouco compreendido”.

Além disso, Flávio ainda faz questão de destacar algumas características importantes no amigo. “É um profissional caprichoso, que honra seus compromissos. Batalha muito para ajudar os jovens a realizarem seus sonhos. Quem o conhece, gosta muito dele”.

Sinval tem um sonho que seria simples de realizar, caso houvesse interesse de outros pessoas em ajuda-lo. “Meu principal sonho é revelar bons cidadãos. Isso já me deixa muito feliz”.

O trabalho social realizado pelo técnico, na Vila Planalto, é de extrema importância para a comunidade local. Por isso, quem quiser participar e contribuir com o projeto deve entrar em contato com o treinador no campo do Defelê (Vila Planalto), às segundas, quartas e sextas (manhã e tarde); ou pelo telefone 9635-2320.

O mundo precisa de pessoas assim. Parabéns, Sinval e ficamos na torcida que v ocê encontre parceiros para o projeto.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Um comentário

  1. Conheço o Sinval desde a época em que ele trabalhava no Cota Mil Iate Clube. Posso garantir que se trata de uma pessoa do bem, comprometido com o futuro desses jovens. Parabéns, Sinval!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Close
Close