FutebolPrincipais

Time de futebol feminino da UnB ganha notoriedade

Apesar das dificuldades e sem apoio, equipe se destaca em competições regionais e nacionais

Warley Dias
Especial para o Viversports

A equipe de futebol feminino da UnB, vem de uma intensa temporada de competições em 2014 e inicia  2015 com tudo. Apesar da falta de apoio do GDF, o time brasiliense fez bonito  na LDU (Liga de Desporto Universitário), realizada no mês de maio em São Paulo, onde obteve bons resultados. O grupo da Universidade de Brasília jogou contra as equipes consideradas mais fortes do país, como por exemplo, o Chapecó de Santa Catarina (5 jogadoras da Seleção Brasileira de Futsal Feminino). Mesmo com tamanha qualidade das competidoras,  o time de Brasília conseguiu uma ótima classificação.

O plantel começou a destacar-se no final de 2014, quando garantiu o segundo lugar na Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 Society, disputado em Vitória/ES. Deste então, vem treinando para as competições previstas em 2015. Este ano, em sua primeira competição, garantiram a 4ª colocação na LDU (Liga do Desporto Universitário) em Santo André/SP e atualmente disputam a Copa Candanga de Futsal (estão na primeira colocação ao lado do Colégio Certo).

A Equipe ainda tem competições nacionais importantes previstas para 2015, como a Liga do Desporto Universitário de Futebol 7 Society, que este ano será disputado em Goiânia e o Beach Games, onde irão disputar na modalidade de Beach Soccer.

Segundo a capitã da equipe, Vanessa Rodrigues, aluna do 8º semestre de Fisioterapia, a competição mais importante é a seletiva para o Jogos Universitários Brasileiros Jubs/2015, previsto para o mês de julho. As despesas com viagens quando há necessidade, ficam por conta da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) da UnB, que arca somente com os custos das competições universitárias.

Sem incentivo do GDF, as atletas pagam do próprio bolso para participarem de competições não universitárias, como no caso da Copa Candanga, onde a equipe desembolsou R$ 800 para a inscrição. “As competições nacionais são bem mais difíceis, pois os times são todos de alto nível. Os times de Brasília não têm apoio nenhum do GDF e não contam com campeonatos na região, que seriam importantes para nos preparar para competições nacionais. Só temos uma competição importante durante o ano, que é a seletiva para o Jubs, que atualmente sem divulgação e apoio do governo, somente duas equipes disputam: UnB e UPIS”, conta Vanessa.

No próximo sábado (13), às 16h, as equipes femininas da UnB e do Colégio Certo de Taguatinga decidem a primeira colocação na tabela do campeonato da Liga Candanga de Futsal do DF. O jogo será no clube da Associação Portuguesa de Taguatinga, próximo ao Pistão Sul.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close