2012Editorial

Toda e qualquer ação gera reação

Toda ação gera uma reação. Esta é uma frase que aprendemos na infância. O tempo passa e a gente não costuma dar muita importância, mas estas cinco palavras têm um significado muito muito forte. Que o digam os jovens da Expansão de Samambaia.

Há algum tempo, era quase impossível promover algum evento na região, devido a problemas de relacionamento entre boa parte dos jovens, que não tinham nenhuma opção de lazer e integração. Essa realidade mudou e devido a ações promovidas por moradores da região, em parceria com a Administração Regional de Samambaia.

Há uma discussão infindável entre sociólogos e filósofos que diz que o homem é um produto do meio. Não podemos dizer que é a mais pura verdade, assim como não há como descartar por completo esta afirmação. O fato é que se há uma movimentação para mudar algo, os resultados aparecem. Podem ser positivos ou negativos, mas é impossível afirmar que prevaleça a inércia.

Quando assistimos e lemos notícias sobre comunidades pacificadas, no Rio de Janeiro, fica claro que onde o Estado mostra seu poder, há mudança. Claro que não há comparação entre o exemplo citado e a Expansão de Samambaia. Falamos apenas para mostrar que é preciso agir o quanto antes.

É o que está acontecendo naquela região. Atualmente, o esporte é o forte da Expansão, graças a alguns cidadãos que doam seu tempo, e com muita disposição, sabendo que é possível promover mudanças. Não vamos conseguir citar todos os nomes desses verdadeiros agentes sociais, mas a comunidade sabe identificar quem são.

As ações promovidas pela Liga Desportiva da Expansão de Samambaia (LidexS), Administração Regional e Gersam já deram resultado. Tanto que há, entre os jovens da região, a vontade de agir. E os mesmos têm se organizado e contado com os mais experientes para dar sequência às ações de integração.

Isso nada mais é que a reação após a ação. Se o homem é um produto do meio, não podemos afirmar, mas uma coisa é fato: crianças e jovens precisam de bons exemplos para se tornarem cidadãos de bem. No caso da Expansão de Samambaia, este é um modelo que está dando muito certo. E quando as coisas dão certo, é preciso registrar e parabenizar.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close