2017EditorialEsportesFutebolFutsal

Toda história tem três lados: o seu, o meu e o verdadeiro

Não sou de discutir situações que não posso mudar. Fujo de conversas atravessadas quando vejo que essas têm o intuito de denegrir a imagem de alguém ou de alguma instituição. Evito responder a fofocas, porque quem as faz tem o objetivo de provocar intrigas e animosidades.

Porém, há situações que não podemos nos calar, pois o silêncio acaba transformando as mentiras em “verdades absolutas” que podem atingir nossa imagem.

A resposta em questão é dirigida ao senhor Edson Silva, mais conhecido por “Tio Chico”, um dos treinadores do Cresspom, entidade a qual tenho o maior respeito e apreço pelo trabalho desenvolvido no meio esportivo.

Tio Chico é conhecido por seu jeito excêntrico. Também o respeito muito e até o admiro, mas nos últimos tempos, ele tem dito com frequência que nós do jornal Viver Sports não publicamos nada referente às equipes do Cresspom. Sábado (6), no ginásio de Brazlândia, o mesmo repetiu a afirmação referindo-se às conquistas do Cresspom no Torneio Arimatéia, finalizado em 8 de janeiro deste ano.

Uma mãe que estava na arquibancada me perguntou porque não divulgo nada do Cresspom. Expliquei que tal afirmação não procedia. Expliquei, ainda que, na referida competição, o Cresspom conquistou três categorias e que na edição posterior à final, as equipes figuraram em três das oito páginas do jornal.

Ainda no sábado (6), algumas pessoas nos relataram que, ao fim da partida das equipes Sub-20 do Cresspom x AABB/Upis, na Portuguesa, Tio Chico fez a mesma afirmação e ainda disse que estávamos proibidos de tirar fotos de suas equipes. Nossa equipe não estava mais presente no ginásio.

Por mais que se diga que esse é o jeito dele, e não estamos aqui para mudar ninguém, gostaríamos de salientar que é preciso tomar cuidado com certas afirmações, porque de tanto serem repetidas, podem virar “verdades absolutas”.

Somos um veículo de comunicação que tem o objetivo de divulgar o esporte amador do Distrito Federal e Entono. Não fazemos distinção de região, equipes, campeonatos. Circulamos em todo o Distrito Federal e Entorno para dar voz ao esporte de nossa cidade. E fazemos com muito carinho e dedicação. Só exigimos que tenha um mínimo de organização para que o evento ganhe notoriedade.

Nos proibir de realizar o nosso trabalho é algo, no mínimo, grosseiro. Nunca cobramos de dirigentes e presidentes de ligas ou federações por coberturas jornalísticas.

De qualquer forma, vamos aguardar um comunicado oficial do presidente do Cresspom quanto à tal proibição. Enquanto não vier, continuaremos com nosso trabalho nas coberturas jornalísticas em que a equipe participa.

No jornalismo, usamos a máxima de ouvir todos os lados antes de publicar alguma matéria, assim como respeitamos o direito de um personagem quando este não quer falar. Acreditamos que essa prática deveria valer para tudo. Não devemos dar credibilidade total a nenhuma conversa, se não ouvirmos todos os lados, ou seja, todas as versões. Isso evita a propagação de mentiras. E é uma questão de ética.

Por isso, resolvemos responder aos comentários do Tio Chico com as publicações (página 3) das equipes do Cresspom no VS, veiculadas de maio de 2016 para cá. Sabemos que a referida equipe, assim como várias outras, merece figurar mais vezes em nossas páginas, porém, infelizmente, falta espaço para todos e precisamos democratizar o jornal.

Não estamos querendo retratação ou algo parecido. Tão pouco gostaríamos de ofender a imagem do técnico do Cresspom. Apenas estamos combatendo certos comentários, para mantermos nossa integridade física e também evitarmos que essas “inverdades” manchem nossa imagem.

O cenário esportivo de nossa cidade merece mais união. Fofocas, discussões em grupos sociais, falta de respeito com o próximo não nos levarão a lugar algum. Vamos levantar a bandeira da paz. O esporte merece!

Não pedimos que gostem do nosso trabalho. Contudo, exigimos respeito, assim como respeitamos a todos.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close