FutebolPrincipais

Treino Social, “Aprendendo no Campo, Vencendo na Vida”

A metodologia que foi submetida a estudos na Universidade de Colônia, na Alemanha para garantir a efetividade de seus resultados

Por Jussara Resende

O time do Ajax Estrutural está vivendo um momento muito importante. A equipe está fazendo parte do “Treino Social, Aprendendo no campo, Vencendo na vida”, uma metodologia esportiva, que visa à abordagem integral do indivíduo e que foca em competências e habilidades de cinco naturezas: emocional, social, física, técnica e tática. ​A metodologia criada a partir de uma cooperação entre o governo alemão e organizações brasileiras, auxilia profissionais que trabalham em projetos da Sociedade Civil, como escolas, iniciação esportiva, clubes de futebol, programas governamentais (municípios, estados e união), iniciativas independentes, entre outros.

Alessandro Henrique, o Seco, idealizador do Ajax recebeu o treinamento em 2016 e resolveu passar as experiências para a Policia Militar do Distrito Federal, que também promove ações sociais. “Fui capacitado no treino social e vi o quanto à metodologia pode ajudar os educadores sociais a trabalhar os conflitos sócio emocionais com crianças e adolescentes. É o tipo de experiência que precisa ser repassada,” conta Seco.

A Polícia do Distrito Federal tem 58 projetos sociais, alguns voltados para o futebol e por isso, foram escolhidos 15 policiais para participarem do treino social, para disseminar a metodologia em seus projetos. A Tenente Coronel, Jucilene, que também já foi atleta, fala da importância desse tipo de parceria. “É muito importante inserir na vida dessas crianças os valores e principalmente trabalhar nelas o lado emocional. A maioria precisa lidar em casa com situações complicadas e no fim desse treinamento teremos educadores preparados para fortalecê-las e mostrar que existe sim, uma saída,” enfatiza Jucilene.

O Capitão Araujo conta que a PM DF trabalha há 20 anos com projetos sociais  e que acredita que a metodologia do treino social pode mudar a vida da comunidade. “Os nossos instrutores estão sendo capacitados pelo treino social para promover o bem estar e a segurança pública, mostrando para as crianças que elas podem confiar na polícia, que estamos na comunidade para fazer o bem”.

Cooperação Alemã (GIZ)

A Agência de Cooperação Alemã (GIZ), financiou a criação da metodologia que está sendo utilizada por diversas organizações no Brasil e no mundo. A chefe de cooperação sustentável da Embaixada da Alemanha, Annette Windmeisser fala da alegria de poder ver de perto exemplos de inclusão como o Ajax. “Projetos como este, ajudam a acabar com o preconceito de muitos que acham que jovens da periferia são de uma geração perdida, isso é um erro, esses meninos e meninas podem ir mais longe e sim mudar gerações.”

Seco explica que a metodologia que foi submetida a estudos na Universidade de Colônia para garantir a efetividade de seus resultados antes de ser repassada, precisa e será disseminada. “O treino social é uma ferramenta para formar possíveis profissionais do futebol, mas antes de tudo é essencial para formar cidadãos de bom. É preciso que outros educadores usem o treino social para mostrar para nossos jovens que eles podem ser um bom policial, um professor, o ser humano de caráter,” finaliza o educador.

 

 

 

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close