BrasíliaEsportesFutsalPrincipaisVariedades

Udev e Mauá fazem ação social na Fercal

Comunidade do Alto Bela Vista recebe atendimento jurídico e de profissionais de saúde em domingo especial

A união faz a força. A frase pode até parecer piegas, mas é a mais bem aplicada para o momento em questão. A Faculdade Mauá, que desenvolve várias ações sociais em comunidades carentes por meio de parcerias com projetos sociais, desta vez, uniu-se à União, Dedicação, Esforço e Vitória (Udev) para proporcionar à comunidade do Alto Bela Vista, na Fercal, um domingo diferente e proveitoso.

A ação ocorreu no domingo (26) e contou com a colaboração de professores da Faculdade Mauá e alunos dos cursos de Direito, Educação Física e Enfermagem, que levaram à população mais carente atendimento jurídico, prática esportiva de futsal e de lazer e medicina preventiva.

Para o idealizador do projeto Udev, Adenil Santos Matos, o Nem, é gratificante ver o que a ação resulta para as pessoas das comunidades carentes. “Como é maravilhoso ver o sorriso de uma criança ou de uma mãe proporcionado pela ação de pessoas que nunca viram antes, ação essa gerada de coração para fazer a toda a diferença”, comenta.

Professor de direito da Faculdade Mauá, Paulo Roberto de Morais participou da ação social na Fercal. Segundo ele, alguns esclarecimentos e já fazem diferença na vida dessas pessoas. “Conseguimos solucionar vários problemas nessas comunidades carentes. Muitos, inclusive, dependem apenas de orientação, mostrando os direitos que são previstos em lei, na Constituição. É muito gratificante pra gente ajudar as pessoas”, considera o professor.

Paulo acrescenta, ainda, a importância de responder aos questionamentos dessas populações mais carentes. “Eles não possuem informações que venham dar vazão às suas dúvidas. Isso leva, muitas vezes, a problemas psicológicos, depressivos e até de humilhação. O que desejamos é orientá-los para que busquem seus direitos e que eles consigam cessar essas inquietações”, complementa o docente.

Estela Maria Cabral, também professora de direito da Faculdade Mauá, atuou na ação social realizada na Fercal. “A Faculdade Mauá tem realizado vários eventos em comunidades carentes com o objetivo de levar uma integração entre a faculdade e a comunidade, atendendo aos anseios dessa população, com orientação jurídica, médica e social”.

Para a docente, é um momento especial. “A sensação é de crescimento como ser humano, crescimento espiritual e de envolvimento com o menos favorecido. Isso traz uma carga motivacional muito grande pra gente iniciar a semana”, enfatiza Estela.

Com grande participação em projetos sociais, a Faculdade Mauá consegue envolver seu corpo docente e alunos em prol da sociedade, explica Felipe Alves Leitão, diretor pedagógico da instituição de ensino. “A faculdade está sempre envolvida com esses eventos sociais. Na verdade, todas as faculdades têm um papel fundamental de transformar vidas, deixar um legado para a sociedade. Esses trabalhos de inserção buscam trazer os aluno e os professores para as comunidades que mais precisam, com o objetivo de deixar ali um presente de transformação. Seja na área jurídica, administrativa, de saúde”, frisa Felipe.

O diretor pedagógico conta que é rotineiro para a instituição a busca por essa integração entre as regiões administrativas mais carentes e um determinado curso. “Ontem (24), realizamos ação parecida na Estrutural, hoje estamos aqui na Fercal. E para os eventos maiores, mobilizamos todos os cursos e alunos e disponibilizamos todos os esforços para que tudo dê certo”, comenta.

Felipe acrescenta que não há dificuldade em realizar as ações sociais, porque todos os professores já sabem de sua responsabilidade social. “Graças a Deus, todos os professores têm essa pegada dos trabalhos sociais. Além disso, os alunos já se portam como profissionais formados. Toda vez que vão para a comunidade sob a responsabilidade dos professores, eles já sentem o primeiro gosto de estar colocando em prática o que aprendem em sala de aula|”.

Além das orientações, a comunidade ainda contou com distribuição de lances para as crianças, donativos de roupas e cestas básicas para todos que participaram do evento. Também foi contemplada com show do grupo Black Voices, que deu um show de alegria e carisma.

Tags
Mostrar Mais

Viver Sports

A voz do esporte amador no DF e Entorno, chega a versão 2.0 de seu novo Site

Artigos relacionados

Close